Medicamento usado no tratamento de câncer de mama deve ser acessível

Trastuzumabe ainda não integra a lista de medicamentos excepcionais do SUS

Fonte: MPF

Comentários: (1)




Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) quer garantir o fornecimento imediato e ininterrupto do medicamento trastuzumabe aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes no estado e que comprovem a necessidade do remédio. O trastuzumabe é utilizado no tratamento de certos tipos de câncer de mama e ainda não integra a lista de medicamentos excepcionais do SUS.


O procedimento do MPF/RN teve início a partir das declarações de uma paciente portadora de neoplastia mamária que teve indicação médica para utilização do trastuzumabe, juntamente com quimioterapia. Porém, uma vez que o medicamento não consta na lista do SUS, o fornecimento foi negado pela rede pública.


Para o procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, que assina a ação, o não fornecimento do remédio, principalmente pelo alto custo de aquisição, “inviabiliza a fruição dos direitos fundamentais à saúde e à vida por inúmeros pacientes do SUS que se encontram na mesma situação da paciente”.


Em resposta ao questionamento do MPF/RN, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) ratificou a eficiência do remédio, bem como informou que não existe qualquer medicação que substitua o uso do trastuzumabe no tratamento da neoplasia invasora de mama.


Após consulta, o Ministério da Saúde informou que a demanda por incorporação do medicamento à lista do SUS foi apresentada à comissão responsável. Entretanto, a efetiva disponibilização do trastuzumabe não foi informada.

Palavras-chave: Tratamento; Câncer; Acessibilidade; Saúde pública; Medicamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/medicamento-usado-no-tratamento-de-cancer-de-mama-deve-ser-acessivel

1 Comentários

GERALDO J COUTINHO DE ASSIS advogado21/07/2012 23:47 Responder

O GOVERNO TEM QUE ABRIR AS PRATELEIRAS LIBERANDO OS MEDICAMENTOS DESTE PORTE, POIS ESTÁ DOENÇA NÃO ESPERA OS PASSOS DE TARTARUGAS DAS DECISÇÕES BUROCRÁTICAS DA POLÍTICA GOVERNAMENTAL BRASILEIRA.

Conheça os produtos da Jurid