Mecânico de máquinas agrícolas tem direito a periculosidade

A exposição habitual e rotineira ao agente periculoso, mesmo que por tempo reduzido, assegura ao empregado o pagamento do adicional correspondente.

Fonte: TRT 4ª Região

Comentários: (1)




A exposição habitual e rotineira ao agente periculoso, mesmo que por tempo reduzido, assegura ao empregado o pagamento do adicional correspondente. De acordo com esse entendimento, os Desembargadores da 8ª Turma do TRT-RS condenaram um empregador a pagar adicional de periculosidade a mecânico de máquinas agrícolas. O trabalhador era responsável pelo recebimento de caminhão que entregava combustível óleo diesel em uma granja, o que ocorria em média a cada 20 ou 30 dias, realizando a descarga do produto e manipulando o mesmo para limpeza de peças e maquinário.

O empregador interpôs recurso no Tribunal contra sentença do Juízo da 1ª Vara do Trabalho de Rio Grande, alegando que a exposição do empregado ao perigo era eventual. O TRT-RS manteve a sentença, declarando que, ainda que por tempo reduzido, a exposição era habitual e rotineira.

De acordo com a relatora do acórdão, Desembargadora Maria Cristina Schaan Ferreira, tal fato se justifica diante da imprevisibilidade da ocorrência de um acidente, bastando pouco tempo de contato para determinar, inclusive, a morte do empregado. Da decisão, cabe recurso.

Processo nº 01077-2006-121-04-00-8

Leia a íntegra da Sentença

Palavras-chave: periculosidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mecanico-de-maquinas-agricolas-tem-direito-a-periculosidade

1 Comentários

wellington lopes fernandes Mecânico de maquinas30/06/2014 0:25 Responder

Eu,acho coreto a cobrança pois os riscos,é uma fração de segundo. Meus parabéns para a decisão da justiça.

Conheça os produtos da Jurid