Mais um caso de violência contra a advocacia no Pará

Estagiário de Direito foi atingido por três disparos de arma de fogo

Fonte: OAB

Comentários: (0)




Um dia após o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado, anunciar que oficiará o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitando que ele mande acompanhar as investigações sobre o assassinato do advogado Jorge Guilherme de Araújo Pimentel, ocorrido no último sábado (02) em Tomé-Açu, no Pará, o estagiário de Direito Alexandre Samarone foi atingido por três disparos de arma de fogo, dentro do Centro de Estudos Supletivos (CES), no bairro de São Brás, em Belém.


O crime ocorreu na manhã desta terça-feira (05), enquanto o presidente da Seccional paraense da OAB, Jarbas Vasconcelos, se reunia com o secretário de segurança do estado, Luiz Fernandes Rocha, para tratar dos casos de violência contra os advogados no Pará e das denúncias de tortura a detentos na Penitenciária Itaituba. A notícia do crime contra o estudante de Direito foi dada ao secretário por Jarbas durante o encontro.


Na reunião, o presidente da OAB-PA também entregou ao secretário de Segurança Pública o relatório elaborado pela entidade sobre as condições físicas de 35 detentos da Penitenciária de Itaituba que teriam sido agredidos por policiais do Grupamento Tático da Polícia Militar, no último dia 22 de fevereiro. Jarbas Vasconcelos solicitou que os diretores da penitenciária sejam responsabilizados pelo caso e recomendou a adoção de normas de procedimento da Polícia Militar durante operações de inspeção nas casas penais do Pará.


O presidente da Seccional paraense da OAB aproveitou ainda o encontro para anunciar que o Conselho Federal da OAB irá solicitar ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que designe um procurador para acompanhar as investigações do assassinato do advogado Jorge Pimentel e que o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB Nacional, conselheiro Leonardo Accioly, irá ao estado acompanhar o caso. Também a pedido de Jarbas Vasconcelos, o presidente da OAB Nacional enviará a José Eduardo Cardozo outro ofício solicitando ao ministro que investigue a responsabilidade por tortura aos presos da Penitenciária de Itaituba.


Pela OAB-PA, participaram da reunião com o secretário de Segurança Pública o vice-presidente, Alberto Campos; o diretor-tesoureiro, Eduardo Imbiriba; a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luanna Tomaz; o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Antônio Graim Neto; o presidente da Comissão de Informática, Juliann Lennon Aleixo; o conselheiro seccional Francisco Cleans; o membro da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Rodrigo Godinho; e o presidente da Comissão de Direito Desportivo da entidade, Nelson Bordallo.

Palavras-chave: Advogado Violência Assassinato Pará Estudante

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mais-um-caso-de-violencia-contra-a-advocacia-no-para

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid