Mais de 74% dos examinandos são favoráveis ao Exame de Ordem

Pesquisa aponta também que 70,13% dos entrevistados acreditam ser importante ou muito importante a aplicação da prova para que seja mantido o bom nível dos advogados no Brasil

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (7)




Um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com candidatos ao Exame de Ordem Unificado revela que 74,4% dos examinandos é favorável à avaliação. A pesquisa aponta também que 70,13% dos entrevistados acreditam ser importante ou muito importante a aplicação da prova para que seja mantido o bom nível dos advogados no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, mais da metade dos candidatos (52,32%) concorda com o modelo atual de aplicação das provas, com duas fases em dias distintos.


Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a pesquisa revela que a maioria dos estudantes pretende ser nivelada por cima. "Sabem a importância de um Exame que exige a qualificação mínima ao exercício de uma profissão que defende a liberdade e os direitos do cidadão", afirmou Marcus Vinicius.


Os examinandos que participaram do levantamento responderam a um questionário com 19 perguntas, que incluíram questões sobre a aprovação ou não da aplicação do Exame, a importância da avaliação para garantir a qualificação da advocacia brasileira e a satisfação com os atuais procedimentos das provas, entre outras.


O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.


Ao todo a FGV ouviu 7861 candidatos ao Exame de Ordem em todo o País.

Palavras-chave: Pesquisa OAB Exame Qualidade Ensino Jurídico

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mais-de-74-dos-examinandos-sao-favoraveis-ao-exame-de-ordem

7 Comentários

demerval ainda não ten ho profissão, sou bachareltentando entrar no mercado.09/09/2013 10:50 Responder

\\\"Ao todo a FGV ouviu 7861 em todo o País\\\". Dou um azar danado, nunca sou entrevistado. Mas vamos lá, qual o número total de inscritos no exame? Quando a OAB irá aplicar qualquer tipo de avaliação nas faculdades e universidades? Quando isso tudo irá mudar?

LUIZ ANTONIO CONSULTOR TRABALHISTA09/09/2013 11:09 Responder

Qual entidade que aplica o exame ? Qual a entidade que elaborou a enquete? Hummmm......sei........

Marcos Desempregado por causa da OAB10/09/2013 3:33 Responder

Que pesquisa Lixo é essa? Nunca fui entrevistado............e quero ver provas desta pesquisa. Que MENTIRA!

wasplan estudante.10/09/2013 11:36 Responder

A sociedade aceita fácil o argumento rasteiro de que o exame é para selecionar os melhores e impedir que maus profissionais prejudiquem quem precisa de Advogado. No entanto por traz dessa propaganda insidiosa existe outra realidade. O exame começou a ser aplicado em 1994, já se passaram mais de 20 anos, foram reprovados milhões de candidatos. O Poder Judiciário continua caro, demorado, ineficiente, arrogante e pior de tudo injusto. É evidente também que um sindicato, a OAB, não pode ter a autoridade de definir quem pode ou não exercer aquela profissão. Impedir jovens qualificados de exercer a profissão por não passar em uma prova significa um atentado contra a dignidade. Qual foi o crime que cometeram para serem condenados e execrados pela sociedade? Antes de condenar jovens temos que analisar toda a situação. Como é a Educação em nossos pais? O que é a OAB? Como podemos resolver essa situação sem prejudicar o Estudante, parte mais frágil dessa tragédia?

wasplan estudante.10/09/2013 12:00 Responder

Essa estatística é tão vagabunda quanto a Ordem dos Advogados do Brasil e a Fundação Getúlio Vargas. Os Jovens quando entram na faculdade de direito buscam a realização de um sonho ideal de justiça sem saber do que a Ordem dos Advogados é a Cafetina da Justiça (aquela donzela cega que carrega uma balança analógica e se sustenta em uma bengala com forma de espada) no Puteiro que é o Poder Judiciário. Sei que muitos defensores do exame não tem capacidade de entender a natureza jurídica da OAB, Semelhante a uma quadrilha de bandidos. Só os completos ignorantes acreditam que um exame tem o condão de resolver os graves problemas educacionais e sociais do Brasil. Esta estatística tem como única finalidade reforçar a falta de caráter, característica de psicopatas gananciosos.

DELCIO bacharel de direito, vendedor ao invês de advogado10/09/2013 12:24 Responder

É mentira!!!FIM DO EXAME DA OAB, FIM DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, FIM DA USURPAÇÃO DE PODER , FIM DA RESERVA DE MERCADO. A NATUREZA DO EXAME NÃO É PARA VALORIZAR O ADVOGADO ISSO É PAPO FURADO, ELE SERVE PARA IMPEDIR QUE CIDADÃOS BRASILEIROS NÃO POSSAM EXERCER O SEU DIREITO DE FOMA GERAL. O EXAME É IGUAL A EDUCAÇÃO NO BRASIL QUANTO MENOS CONHECEDORES DE SEUS DIREITOS MAS FÁCIL DE GOVERNAR. SOU FORMADO E BACHAREL EM DIREITO EM UMA INSTITUIÇÃO (UNIVERCIDADE. RJ ) RECONHECIDA PELA OAB E PELO MEC. O EXAME DA OAB FERE O PRINCIPIO DA ISONOMIA E IMPEDE QUE 1,3 MILHÕES DE BACHARÉIS EM DIREITO EXERÇAM SUA PROFISSÃO NA QUAL SE FORMARAM. É UM ABSURDO, ESSE EXAME TEM QUE ACABAR. FIM DO EXAME DA OAB.

Ana Advogada renegada10/09/2013 14:20 Responder

Não sei porque ficam se vangloriando dos percentuais. A avaliação está junto com a prova a ser realizada pelo candidato. Se o mesmo responde e se identifica, como vai ser contra a prova. Se já sendo favorável a sua aprovação deve ser questionada, imagina respondendo ao contrário. É ZERO na certa.

Conheça os produtos da Jurid