Livros pra inguinorantes, por Carlos Eduardo Novaes

Autor fica indignado ao constatar que livro com vários erros de português foi aprovado pelo Ministério da Educação.

Fonte: Jornal do Brasil

Comentários: (17)




Confeço qui to morrendo de enveja da fessora Heloisa Ramos que escrevinhou um livro cheio de erros de Português e vendeu 485 mil ezemplares para o Minestério da Educassão. Eu dou um duro danado para não tropesssar na Gramática e nunca tive nenhum dos meus 42 livros comprados pelo Pograma Naçional do Livro Didáctico. Vai ver que é por isso: escrevo para quem sabe Portugues!


A fessora se ex-plica dizendo que previlegiou a linguagem horal sobre a escrevida. Só qui no meu modexto entender a linguajem horal é para sair pela boca e não para ser botada no papel. A palavra impreça deve obedecer o que manda a Gramática. Ou então a nossa língua vai virar um vale-tudo sem normas nem regras e agente nem precisamos ir a escola para aprender Português.


A fessora dice também que escreveu desse jeito para subestituir a nossão de “certo e errado” pela de “adequado e inadequado”. Vai ver que quis livrar a cara do Lula que agora vive dando palestas e fala muita coisa inadequada. Só que a Gramatica eziste para encinar agente como falar e escrever corretamente no idioma portugues. A Gramática é uma espéce de Constituissão do edioma pátrio e para ela não existe essa coisa de adequado e inadequado. Ou você segue direitinho a Constituição ou você está fora da lei - como se diz? - magna.

Palavras-chave: Erros de Português; Ministério da Educação; Gramática; Livro Didático

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/livros-pra-inguinorantes-por-carlos-eduardo-novaes

17 Comentários

SÍLVIA GUIMARÃES ADVOGADA (PROCURADORA DE JUSTIÇA APOSENTADA)18/05/2011 21:36 Responder

O ESCREVINHADOR DESTE ALTIGO ESQUESSEU DE PREGUNTÁ O QUI QUI A TAR ESCREVIHADORA É DO ADADE. AÍ ELE DESCOBRE PORQUIQUI ELA FATUROU TANTO VENDENO OS LIVROS DISISCRITO DELA NO MENISTÉRO DA DESINDUCAÇÃO. DAS VEIZ ELA FOI ALUNA DO LULA DISCURSERO E DISPALESTRANTE. TÁ?

FRANCISCO JOSÉ PIVA PAZOS ADVOGADO18/05/2011 21:43 Responder

OPS, INVEJA MATA CARA. O OUTRO, FERNANDO HENRIQUE, FALAVA FLUENTEMENTE QUATRO IDIOMAS E NÃO FEZ TANTO SUCESSO. É BOM NÃO ESQUEÇER DE LULA POIS ELE VAI VOLTAR. ELE FOI TÃO BOM QUE VOCE, MORTO DE INVEJA, COMENTA ALGO SÉRIO MAS TRAZ A BAILA O NOME DE LULA. ESTUDE ESPERANTO E LATIM E SE CANDIDATE A ALGUMA COISA. TALVEZ VOCE CHEGUE A SER SÍNDICO DE SEU PRÉDIO.

MOACYR LOPES DA SILVA aposentado 19/05/2011 9:45

REALMENTE, VOCE COMENTA DE UMA MANEIRA SIMPLES E OBJETIVA.CONCORDO. SABER LER E ESCREVER COM PERFEIÇÃO NÃO SIGNIFICA NADA. CITAR O LULA E FERNANDO HENRIQUE É UMA PROVA DO QUE VOCE MENCIONA. CULTURA REFINADA QQER.PAI, TENDO DINHEIRO, FORNECE. INTELIGÊNCIA, NÃO.

Célio Vieira de Mello Analista de Suporte 19/05/2011 10:02

Dou um pelo outro e não quero troco. Porém, reconheço que o Lula ainda fez alguns \\\"deveres de casa\\\". Nada mais do que as obrigações pertinentes ao cargo!

D juan 00c72 19/05/2011 10:28

A imbecilidade, é tipica dos puxa-sacos que se locupletam.

Danielle S. Advogada 19/05/2011 12:46

Eu não entendi essa tal \\\"inveja\\\" mencionada por você. Inveja da autora? Por ter escrito um livro com péssima gramática? Pode até ter rendido \\\"rios de dinheiro\\\", mas creio que de nada adiantaria! Nome não se compra, se conquista! Bom, pelo menos acredito nisso e acho que o autor do texto também! Além disso, se existe gramática, qual a finalidade de não seguir seus padrões?

Giovani Santos Funcionário Público 22/05/2011 22:19

É um absurdo este livro. Uma CPI deveria ser aberta pelo Senado, para ver quem está com os bolsos \\\"cheios\\\" nesta história. Vamos deixar os presidentes FHC e Lula de lado e nos concentrarmos na luta pelo recolhimento e devolução dos recursos, que devem ser muitos, aos cofres públicos e merecida prisão dos envolvidos. O assunto é muito sério e não é hora de ficar bajulando ex-presidente, viu Sr. \\\"Adevogado\\\"?

Vanderlei Despachante Aduaneiro e Bacharel em Direito18/05/2011 22:44 Responder

É incrível como tem gente ignorante como esse ?advogado? que dá nome aos burros e quer justificar o injustificado....tudo é interesse político cada qual tira seu proveito. Agora ser ignorante e burro já é outra história, é falta de estudo e leitura e é inadmissível uma professora escrever mal, falar mal e até mesmo publicar um livro de péssima qualidade. O pior de tudo é o ministério não dar conta do problema que pode causar e afetar o ensino das nossas crianças que será o futuro. É por essas e outras que temos políticos tipo ?Tiririca? pior que tá não fica e o povo burro e ignorante acha graça, depois fica se humilhando dizendo que não tem nada e quando chega a ingente diz que perdeu tudo. Para funcionar o Congresso Nacional só quando tivermos Políticos honestos e de caráter, eu disse honesto e caráter... kkkkkkkkkkkkkkkk...quando vai chegar esse dia....

FRANCISCO JOSÉ PIVA PAZOS ADVOGADO 18/05/2011 23:05

Vanderlei, ao invés de falar demais, aprenda de uma vez por todas que o correto é \\\"o pior de tudo é que o ministério não DÁ conta ...\\\" DÀ 3ª pessoa do presente do indicativo. Aí não se usa o infinitivo. Ah, aprenda também que o nome é \\\"ENCHENTE\\\" e não ingente. Será que não houve ensino do portugues no seu bacharelado? Por outro lado, Tiririca está lá porque foi muito bem eleito,

MOACYR LOPES DA SILVA aposentado 19/05/2011 9:50

EU CREIO QUE O VANDERLEI ESCREVEU ASSIM SÓ PARA CHAMAR A ATENÇÃO. NADA MAIS. E VOCE, CREIO, FOI NA DELE.

Wilson Lira Publicitário18/05/2011 23:56 Responder

Fiquei muito triste quando soube deste fato, confesso que senti vergonha ao saber que tem autoridade no Brasil que permite este tipo de agressão na educação do nosso povo e com o nosso dinheiro. Basta só um Lula.

Rosi Servidora Pública19/05/2011 0:38 Responder

kkkkkkk... Só rindo prá não chorar! Bem cantava o inesquecível Renato Russo \\\"Nas favelas, no Senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é esse? Que país é esse????\\\" Isso aqui tá virando uma gaiola das loucas, tudo acontece ao bel prazer. Constituição? Virou livro desodorante, só debaixo do braço prá dizer que sabe, entende e cumpre tudo...rrss Futuro da Nação? Fala sério!

Rosi Servidora Pública19/05/2011 0:46 Responder

Calma, Vanderlei! Esse dia está mais próximo que vc imagina. O Apocalipse já está se instalando, as trombetas já começaram a soprar as pragas. A burrice reconhecida acredito que seja uma delas. E não duvide se daqui uns dias lançarem Tiririca prá Ministro da Educação e ele ser nomeado...kkkk Perdão por não ter escrito à altura do autor do texto, ainda tenho que comprar meu livrinho e \\\"istudá\\\"...kkkkk Abçs...

hamilton pacheco advogado19/05/2011 9:37 Responder

Fica , dessa forma, a marca do PT na Educação.

Celeste Contadora19/05/2011 9:42 Responder

Francisco José ESQUECER com Ç?? Faço minhas as suas palavras \\\"Será que não houve ensino do portugues no seu bacharelado?\\\" Também vou comprar um livrinho e \\\"istudá\\\"....kkk

FRANC ISCO JOSÉ PIVA PAZOS ADVOGADO 19/05/2011 11:18

CELESTE, OBRIGADO. fOI UM ERRO DE DIGITAÇÃO.

Diogo Martini Funcionário Público19/05/2011 10:17 Responder

É o fim do poço mesmo! Escola tem que ensinar o que os alunos não sabem, ou seja, ler e escrever corretamente. Disfunções da linguagem oral ocorrem somente nas ruas, em ambientes informais, é algo que se aprende naturalmente, não há necessidade alguma de serem ensinadas nas escolas. Só uma curiosidade: Como é que os alunos egressos do ensino médio, estudando com esses livros medíocres, irão ter condições de prestar vestibular, concurso público, etc.? É, parece que resolveram fazer do Brasil uma fábrica de ignorantes! Talvez assim seja mais fácil manipular a população.

Silvana Coutinho advogada 19/05/2011 10:38

Diogo, que o povo sem cultura é manipulável, não resta dúvida. Qto aos livros adotados...triste demais. Como concorrer com aqueles que se preparam da forma certa? Gde pisada na bola, Sr Ministro...mas, nem tudo está perdido. Com boa vontade conseguirão consertar essa bobagem. É só investir certo. Agora, fico triste qdo vejo que pessoas vinculam erros a Lula. Que isso povo? Será que vcs não perceberam como melhorou nosso pais? Qtas faculdades foram criadas, o acesso às já existentes criados. Comida na mesa, gente pobre com carro e andando de avião...qdo vcs viram isso antes, na história desse pais? Qdo vcs viram alguem enchendo o peito, com orgulho, e falando: sou brasileiro? Erros? Ainda existem muitos, afinal, perfeição só em Jesus, mas, tapar os olhos sob um manto velhinho e puido chamado arrogância tbem não dá... Abs,

FRANC ISCO JOSÉ PIVA PAZOS ADVOGADO 19/05/2011 11:43

Parabéns Silvana. Esse é o ponto. O que me deixa indignado é ver alguns brasileiros, poucos felismente, seguir debitando as mazelas do país a Lula sem lembrar dos nossos progressos. Por conta do seu comentário sensato e comedido explico: A escolha do livro didático comprado pelo MEC e distribuido para as escolas é feita de forma democrática e impessoal, pois, os livros, de vários autores, são enviados para a apreciação dos educadores que os escolhe, de forma apócrifa. O mais bem \\\"votado\\\" é comprado pelo MEC e distribuído. Em outros países, no México por exemplo, o autor (unico) é escolhido pelo Ministrério da Educação, escreve o livro como lhe apraz e depois de escrito ele é comprado pelo governo e distribuído, ou melhor, empurrado pela goela dos professores e alunos. Já pensou se aqui fosse assim? Já imaginou a grita da rede globo que está malhando o livro poucos meses depois de apresentar uma novela onde um gaúcho cansou de falar tu vai tu faz etc... Mais uma vez, parabens.

Isabele Nogueira sua profissão 20/05/2011 0:31

Caro comentarista, concordo parcialmente com seu aparte, sobretudo quando observo que, mesmo com o uso correto da gramática, ainda assim há quem escreva \\\"infelismente\\\" com \\\"s\\\". Imaginemos o que virá pela frente, com as novas possibilidades de redação. Mas não me surpreendo. Aliás, nada mais de causa perplexibilidade neste país, desde que um analfabeto foi eleito e escolhido para ocupar uma cadeira do Ministério da Educação. É um plano antigo, o de tornar esta população absolutamente analfabeta, perpetuando o poder dos poucos que detém o conhecimento. Por favor, desculpe o comentário - não resisti -, mas estou com vocês, esse livro tem que ser tirado de circulação.

Jorge Fraga Militar 20/05/2011 13:13

Tudo bem, Francisco, a escolha do livro é \\\"democrática\\\" e os livros são escolhidos por educadores. Mas quem são esses educadores? Provavelmente aqueles filiados ao partido, que escolhem sempre os livros de autores também filiados, independentemente da qualidade do livro. O importante é dar abrigo aos companheiros. Não é a primeira vez que vemos livros com absurdos sendo distribuídos pelo MEC. E, como sempre, os prejudicados serão os alunos de escolas públicas (pobres) que perderão (mais)competitividade no vestibular, nos concursos e no mercado de trabalho.

Edwiges Pires estagiária de Direito19/05/2011 11:32 Responder

Esselente testo.....Coberto de ranzão......Eu estudei im iscola publica cum esses livro.... Eu aprendi direitinho....cês não axão????

Osny Guilherme Advogado19/05/2011 12:07 Responder

Não tenho hábito de entrar em discussões sobre noticias, mas fiquei forçado manifestar-me em relação ao tema da noticia e sobre alguns comentários em relação a ela. Primeiro vivemos em um regime democrático, onde todos podem se manifestar, não ultrapassando as vias legais. Segundo, é uma pena ver tantas pessoas perderem tempo relacionando o antigo presidente e seu antecessor. Lula ao contrário de FHC não teve a oportunidade de estudar, aprendeu com a vida, mas na minha modesta opinião ele deveria cuidar ao falar em público, principalmente por ser espelho para os mais jovens. Voltando ao principal, a culpa não é do Lula e FHC e muito menos da atual mandatária do país, mas sim do responsável pelo ministério que aceitou, e comprou os livros (o dono da casa não cuida dela, vira uma bagunça). Livros mal feitos já foram adotados anteriormente e infelizmente continuarão sendo, a autora não poderia escrever tal livro desta forma, deve o Ministério da Educação retira-los de circulação, punir quem os aceitou e pedir ressarcimento a autora e no futuro ter mais cuidado e ter em mente que o dinheiro vem de nossos impostos principalmente dos eleitores do partido agora no poder. Finalizando falando sobre a observação da Ilustre colega Silvana e não querendo critica-la, mas pondo que acho verdade, o nosso antigo presidente realmente criou muitas Faculdades, mas sem nenhuma estrutura como, por exemplo, sem acesso digno aos prédios, sem materiais didáticos e profissionais de ensino, falo isto, por sentir na pele, meu filho é aluno da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Campus Macaé-RJ. , criada pelo Sr. Lula, no curso de medicina, primeira turma (2009), desde o inicio falta professores, laboratórios, para o estudo de anatomia teve que se deslocar até sede a da Universidade no Rio de Janeiro para ter aulas, isto no período de suas férias Janeiro. Por fim o latim e necessário para os profissionais do direito e cito a seguinte expressão: Verba volant, scripta manent .

Jorge médico / advogado / professor universitário / 3 pós-graduações / mestrado19/05/2011 12:56 Responder

Infelizmente, acredito, o futuro dos nossos jovens está comprometido e muito se deve à ideologia que sempre apaga erros, por mais destacados que sejam

vicente alves cabral professor19/05/2011 16:07 Responder

bem o que posso dizer nao sou favor nem contra muito pelo contrario

Isabele Nogueira sua profissão20/05/2011 0:49 Responder

A cada dia fico mais perplexa, mas não desisto, este é meu país e sei que pessoas de boa índole, poucas é bem verdade, intercederão em favor de nossos filhos e da nossa pátria, impedindo que tal aberração seja colocada em nossas escolas. Nada tenho contra nosso ex-presidente e tampouco atribuo a ele essa infeliz decisão de acabar com nossa língua. Pelo contrário, embora pouco instruído, Lula se fez cercar de pessoas da mais elevada qualificação - nem sempre honestos, sem dúvida -, mas todos de excelente formação acadêmica, o que lhes permitiu utilizar a língua culta para elaborar leis que os beneficiassem, sem que a parcela não ou mal alfabetizada se desse conta disso e continuasse a apoia-los incondicionalmente.

Lucas Brizzola Auditor20/05/2011 10:22 Responder

Calma pessoal! A gramática já havia sido assassinada, agora só foi enterrada. Resta-nos chorar! (Se errei em algo que escrevi, qual a importância? Para os cultos sou ignorante, perdoável; para os ignorantes sou pedante, incompreensível. Se não há mais gramática, o que devo aprender? Cada um fale a sua língua nessa babel-portucalense! Ps.: na internet tem dicionários da bela língua portuguesa!

Vanderlei Despachante Aduaneiro e Bacharel em Direito20/05/2011 22:35 Responder

Estamos comentando sobre um livrinho feito e mal produzido e o Sr. FRANCISCO JOSÉ PIVA PAZOS, fala dos meus erros ao e o mesmo erra, ou seja, escorrega e senta na merda escrevendo ESQUEÇER com ?ç? ,acho que o o Sr Dr. Adevogado não se esqueça que nós podemos esquecer de escrever. Mas acho que o Dr. É perfeito e nunca erra. Eu não estou aqui para criticar de como as pessoas falam ou escreve, mas sim para ajudar dar força a uma escritora que publica um livrinho de péssima qualidade e o congresso nacional sabendo disso não faz nada. Tudo virou PIZZA e o Sr. Dr. Esta no mesmo barco que tudo se dá um jeitinho Brasileiro e é por esses e outras que muita gente esta passando dificuldades na vida, pois só os espertos é que sabem como fazer. Mas de uma coisa eu sei e muito bem que a Justiça de Deus não falha. Discurpa Dr. Adevogado mas não se esqueçe mais de esquecer que esquecer é com c e não ç, alias a palavra esquecer no ?Aurélio Miguel? significa: Deixar sair da memória?perder a lembrança?. Então por favor, meu amigo não perca a memória e não deixa perder na lembrança que esquecer é com c e não ç. Não dê uma de escorregão e assuma o seu erro e não justifica que fica peorrrrr..rss........é assim que os políticos fazem. Por favor, sem mais criticas e vamos tentar construir ao benéfico e aprender a votar. Boa Noite para todos...

Claudia Analista de Sistemas25/05/2011 9:32 Responder

É fácil entender as defesas... Só está sendo transportado para o português o padrão de comportamento dos políticos e dirigentes. Leis e regras não são para ser respeitadas, mas para serem adaptadas conforme o interesse das pessoas. As regras gramaticais também podem ser adaptadas... Assim fica difícil. Até a gramática nos estamos querendo corromper...

Conheça os produtos da Jurid