Lei que garante distribuição de anti-retrovirais pelo SUS completa 10 anos

Fonte: Portal do Idec

Comentários: (0)




Os principais resultados da política de acesso universal aos medicamentos anti-retrovirais serão apresentados hoje (13) na Universidade de São Paulo (USP). Segundo dados do Programa Nacional DST/AIDS, do Ministério da Saúde, atualmente 175 mil pessoas que vivem com HIV/Aids fazem tratamento no país e têm à disposição 17 opções de medicamentos anti-retrovirais.

A discussão ocorrerá na Plenária Pública em Defesa do Acesso Universal aos Medicamentos para Tratamento HIV/Aids no Brasil, realizada em comemoração aos 10 anos da lei 9313. A lei, publicada no dia 13 de novembro de 1996, prevê a distribuição de anti-retrovirais no Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os portadores de HIV e doentes de Aids.

Os dados serão apresentados pela diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, às 10h na Faculdade de Saúde Pública da USP. Será debatida também a contribuição do país ao acesso universal no contexto internacional. O Brasil tem projeto de cooperação bilateral com 24 países e doa medicamentos para 16 deles.

Participarão também das discussões o ativista do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), Jorge Beloqui, que é soropositivo, e o ex-diretor do Programa Nacional de DST/Aids Paulo Teixeira, que hoje é assessor da Secretaria de Saúde de São Paulo.

Palavras-chave: SUS

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/lei-que-garante-distribuicao-de-anti-retrovirais-pelo-sus-completa-10-anos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid