Guardião de fato é equiparado a guardião judicial para fins previdenciários

Ainda que não oficialmente adotado, a corte considerou que o adolescente era dependente econômico e tinha direito ao benefício

Fonte: IBDFAM

Comentários: (0)




A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) concedeu pensão por morte a um menor,  que vivia sob a guarda de um agricultor falecido. Ainda que não oficialmente adotado, a corte considerou que o adolescente era dependente econômico e tinha direito ao benefício. Atualmente, o beneficiário está com 20 anos de idade, e deverá receber os valores retroativos à data do óbito do segurado, 1º de outubro de 2005, com juros e correção monetária.

 
A ação buscando o benefício para o menor foi movida pela viúva do agricultor em julho de 2007, dois anos após a morte do companheiro. Na época, o menor tinha 13 anos. Ela alegou que o casal mantinha união estável há mais de 20 anos e que criavam o menor desde seu nascimento, pois este teria sido rejeitado pela mãe biológica. O agricultor era o responsável pelo sustento da família.

 
Conforme o INSS, não teria ficado comprovado dependência econômica do menor. A turma, entretanto, considerou as provas testemunhais como suficientes. Para o desembargador  Celso Kipper , relator,  o agricultor, guardião de fato,  era efetivamente o responsável pela assistência material, moral e educacional do menor de idade e portanto, deveria ser equiparado a guardião judicial, para fins previdenciários.

Palavras-chave: direito civil pensão por morte

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/guardiao-de-fato-e-equiparado-a-guardiao-judicial-para-fins-previdenciarios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid