Governo cancela visto de correspondente do "NYT"

Em nota divulgada nesta noite, o ministro interino, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, classificou a reportagem como "leviana" e disse considerar "inconveniente" a presença do repórter no país.

Fonte: Folha Online, em Brasília

Comentários: (0)




O Ministério da Justiça decidiu cancelar o visto temporário do correspondente do jornal americano "The New York Times", William Larry Rohter Junior, em retaliação à reportagem publicada no último domingo, na qual afirmava que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abusava de bebidas.

Em nota divulgada nesta noite, o ministro interino, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, classificou a reportagem como "leviana" e disse considerar "inconveniente" a presença do repórter no país.

"Em face de reportagem leviana, mentirosa e ofensiva à honra do presidente da República Federativa do Brasil, com grave prejuízo à imagem do país no exterior, publicada na edição de 9 de maio passado, do jornal "The New York Times", o Ministério da Justiça considera, nos termos do artigo 26 da lei n. 6.815, inconveniente a presença, em território nacional, do autor do referido texto. Nessas condições, determinou o cancelamento do visto temporário do senhor William Larry Rohter Junior", diz a nota.

De acordo com a secretária do repórter no Brasil, ele está em viagem pela América do Sul. Larry Rohter deverá ser comunicado pela Polícia Federal. Assim que isso acontecer, ele terá oito dias para deixar o Brasil.

Em entrevista hoje a jornalistas que o acompanharão na viagem à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já dava sinais de que haveria uma reação severa do governo.

"Não parece que o presidente tenha que responder a uma sandice daquelas. Certamente o autor não me conhece e eu não o conheço. Ele deve estar mais preocupado do que eu. O Ministério da Justiça e que vai se pronunciar. Isso não merece resposta, merece uma ação", disse Lula.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-cancela-visto-de-correspondente-do-nyt

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid