Gestão Estratégica de Sociedade de Advogados

Fonte: Central Prática

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Módulo I - Planejamento, organização, sistema, métodos e finanças - 17 de junho - quarta-feira - 9h às 17h30.
Módulo II - Gestão de pessoas - 18 de junho - quinta-feira - 9h às 17h30.
Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia - 19 de junho - sexta-feira - 9h às 17h30.



O que esperar deste workshop: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 9 anos.

Público alvo: sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.

PROGRAMAÇÃO

O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I - Planejamento, organização, sistema, métodos e finanças

- Planejamento estratégico:

* Como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa;
* Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
* Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
* Construção de planejamentos estratégicos setoriais.

- Manuais:
* Normas e padrões de funcionamento;
* Manuais que devem estar presentes em escritórios;
* Como elaborar os manuais (parte prática);
* Manuais de atribuição de funções;
* Planos de ausência;
* Funcionogramas;
* Organogramas;
* Fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do escritório.

- Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:
* Utilização do sistema de controle processual;
* Controle de qualidade e de prazos.

- Planejamento financeiro e orçamentário:
* Controle de custos;
* Budget;
* Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
* Custo dos serviços;
* Centro de custos;
* Organização, controle e reembolso de despesas e honorários.

- Desempenho e qualidade na advocacia:
* Certificações de qualidade na advocacia;
* Indicadores de desempenho.

- Equipamentos e sistemas:
* O processo digital no escritório;
* Inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios.

- Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual:
* Como tornar o software útil e eficaz;
* Implantação;
* Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
* Cuidados no cadastro de informações;
* Manual de utilização do sistema: características básicas;
* Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

- Organização de arquivos:
* Apresentação de sistemáticas de organização de arquivos.

Módulo II - Gestão de pessoas.

- Desenvolvimento de Líderes:

* Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
* Qualidades, características e habilidades dos líderes;
* Desenvolvendo lideranças;
* Empowerment;
* Cases.

- Visão e missão:
* Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
* Exercício prático.

- Estratégias motivacionais:
* Políticas de recompensa;
* Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
* Como motivar a equipe.

- Apresentação de "estruturas horizontais": o segredo da gestão humana em escritórios:
* Ferramenta motivacional para advogados;
* Criação de profissionais multiplicadores;
* Cases.

- Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
* Processo de atração: tornando seu escritório desejado;
* Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
* Técnicas avançadas de entrevista;
* Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

- Treinamento e desenvolvimento:
* Elaboração de projeto de treinamento;
* Levantamento das necessidades;
* Principais tipos e técnicas de treinamento;
* Implantação e avaliação;
* Análise de benefícios e custos de treinamento.

- Regras e comportamentos:
* Regras e regulamentos na gestão de pessoas;
* Punições, promoções e problemas;
* Cases.

- Remuneração:
* Tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
* Plano de carreira ou plano de cargos e salários? é possível desenvolvê-los num escritório?
* Cases.

- Administração de conflitos;

- Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
* O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
* Vantagens;
* Apresentação de modelos.

- Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;

- Pesquisas de clima.

Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia

- O mercado da área jurídica - constatações e tendências;


- Atendimento e relacionamento:
* Como diferenciar-se;
* Planejamento de contatos e relacionamento.

- Gestão da qualidade como diferencial;

- Diferenciais competitivos - como criá-los, exemplos práticos, cases;

- Networking eficaz no meio jurídico:
* Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.

- Pesquisas de satisfação:
* Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
* Exercício prático: montando uma pesquisa.

- Marketing de acordo com o código de ética:
* Decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
* Legislação aplicável;
* Diretrizes sobre as restrições e proibições;
* Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.

- Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;

- Técnicas negociação e apresentação;

- Ferramentas da PNL - Programação Neurolingüística - que podem ser utilizadas em escritórios;

- Valor dos serviços e aspectos psicológicos:
* Como o cliente enxerga o valor dos serviços.

- Projeto de marketing - exercício prático.

PALESTRANTES

Mauro Scheer Luís , bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados.

Vanessa S. Scheer, formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais em todo Brasil pela Central Prática; MBA em excelência gerencial pela FAAP; diretora executiva da Central Prática.

LOCAL

Auditório da Central Prática - R. Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP.

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ESTACIONAMENTO

Edilson Park -
R. Frei Caneca, 95 - Cerqueira César - São Paulo/SP

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, almoço, estacionamento e dois coffee breaks (por módulo) .

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte nossa central de atendimento: (11)3120-6806.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para o fax (11) 3120-6806. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para o número (11) 3120-6806. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Banco: Itaú - agência 1618 - c/c.: 20.404-2
Favorecida: Central Prática Educação Corporativa Ltda-EPP.
CNPJ: 10.612.073/0001-98 (para efeito de DOC)

REALIZAÇÃO



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