Febraban contesta lei sobre tempo máximo de espera em bancos de SP

Fonte: Folha Online

Comentários: (2)




A lei municipal 13.948 que limita o tempo de espera nas filas dos bancos na cidade de São Paulo, em vigor desde a última sexta-feira (20), é considerada ilegal e inconstitucional pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). A lei estabelece 15 minutos de espera em dias normais, 25 minutos em vésperas e após feriados e 30 minutos em dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, sem possibilidade de ultrapassar o prazo.

Em nota divulgada à imprensa, a Febraban diz que leis municipais e estaduais em geral são ilegais porque estariam ferindo a Lei 4.595, que coloca como competência do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central as decisões sobre o funcionamento das agências bancárias em todo o país. " E inconstitucionais porque ferem dois princípios. O primeiro é o da isonomia, pelo qual somos todos regidos pelas mesmas leis. Isso significa que seria necessário aplicar a mesma lei para todos os estabelecimentos comerciais como, por exemplo, supermercados, cinemas, casas noturnas e áreas de entretenimento. O segundo, complementar ao primeiro, é o da razoabilidade " .

A Febraban argumenta ainda que os bancos colocam ao usuário diversas possibilidades de acesso aos serviços com conforto e segurança, por meio de telefones, computadores, fax e caixas automáticas, todos disponíveis além do horário de atendimento ao público. " Nas agências, se investe constantemente em modernos sistemas que aceleram o atendimento, com a utilização de terminais de caixa ligados em tempo real e equipamentos de leitura ótica de código de barras que capturam informações sem necessidade de digitação manual " , diz a nota da entidade.

A federação completa que uma das principais preocupações da maioria dos bancos é ampliar a rede complementar de atendimento, por meio dos correspondentes bancários, ou seja, Correios, casas lotéricas, supermercados, postos de gasolina locadoras e outros estabelecimentos comerciais, " próximos das casas dos usuários ou locais de trabalho, sem a necessidade de deslocamento até uma agência bancária " .

O Conselho Monetário Nacional informou à Agência Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, que não é função do Banco Central estabelecer limites ou prazos para o atendimento dos clientes e que questões como essa devem ser comunicadas ao Procon do estado correspondente. Porém, o CMN informa que a negociação entre Procon e bancos está sendo decidida pela Justiça, pois os bancos alegam que prestam serviços e não são locais de consumo e que, em razão disso, seu funcionamento não está sujeito à esfera de ação dos Procon.

Segundo a assessoria de imprensa da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), a limitação do tempo de espera pelo atendimento é defendida pela CNB desde 1992. Os bancários defendem também a ampliação do horário de expediente nas agências para oferecer um melhor atendimento à população.

(Agência Brasil)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/febraban-contesta-lei-sobre-tempo-maximo-de-espera-em-bancos-de-sp

2 Comentários

José Carlos Paiva estudante Direito25/05/2005 1:34 Responder

Estarei particularmente torcendo para que os usuários possam o mais rápido possível desfrutar da Lei 13948. Se analizarmos o fato de que hoje em dia as filas em bancos sofreram significativa queda pois grande é o número de usuários que realizam suas operações através do sistema on line. O que realmente notamos quando da necessidade de usufruirmos deste serviço junto às agências bancárias, é o despreparo das mesmas em relação ao número disponiveis de caixas, e também na sua grande maioria profissionais despreparados exercendo , ou tentando execer este tipó de serviço. Está mais do que na hora de Bancos e também outras profissões começarem definitivamente a respeitar o consumidor. Lei o Brasil tem na sua exelência muitas; o que precisamos é faze-las respeitadas.

Everton Silva Bancário/Advogado26/05/2005 20:48 Responder

A regulamentação da limitação do tempo de espera em filas por lei municipal, ao meu ver, não fere nossa Carta Magna. Ademais, basta a subserviência dos Poderes constituídos para com as instituições financeiras, cujo lobby político é gigantesco nos parlamentos das três esferas políticas. Trata-se de flagrante desrespeito para com usuários e clientes submetê-los a tortuosas horas a espera de atendimento. Os bancos lucram bilhões/ano, o que por si só justifica a contratação de mais funcionários para melhorar a qualidade do atendimento em suas agências.

Conheça os produtos da Jurid