Estado deve fornecer medicamento de alto custo

O autor da ação sofre de neoplasia maligna.

Fonte: TJRN

Comentários: (1)




Os Desembargadores que integram a 2ª Câmara Cível decidiram manter a sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal que determinou o fornecimento do medicamento Bortezomibe 1,3mg, na forma e na quantidade prescrita pelo médico, ao autor da ação que sofre de neoplasia maligna.


O Estado do Rio Grande do Norte pediu a anulação da sentença e que fossem chamados a compor à lide a União Federal e o Município do Natal, o que, conseqüentemente, deslocaria o processo à Justiça Federal. O Estado argumentou que o entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça, decidiu pela necessidade de prova quando o medicamento de alto custo for o único tratamento possível para a doença.

 
Para os desembargadores, as razões da apelação do Estado não devem prosperar, pois é dever do Poder Público providenciar os meios necessários, pois se trata de direito fundamental, o medicamento que o paciente carente de recursos necessite. A sentença de primeiro grau foi mantida em todos os seus termos.

Palavras-chave: Neoplasia Maligna Medicamento Estado Fornecimento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/estado-deve-fornecer-medicamento-de-alto-custo

1 Comentários

Moisés Candido estudante17/10/2010 22:38 Responder

São decisões como esta, aplicadas pelos nossos Nobres Magistrados que nos dão a esperança de um dia vivermos em um país mais digno e mais justo. Pois não podemos permitir que os nossos políticos \\\"representantes virtuais\\\" do povo brasileiro abusem da máquina estatal para prejudicar os nossos irmãos. Parabéns ao nosso Poder Judiciário!

Conheça os produtos da Jurid