Encontro de Cortes Supremas quer harmonização legislativa do Mercosul

Fonte: STF

Comentários: (0)




Entre as dificuldades encontradas no processo de harmonização legislativa da área de livre comércio do Mercosul estão as diferenças entre as sociedades que compõem o bloco. Para ajudar a resolver parte destas dificuldades, durante os dias 23 e 24 de novembro será realizado o Encontro de Cortes Supremas do Mercosul, que tem quatro temas como eixo fundamental: assimetrias constitucionais, cooperação jurídica, harmonização legislativa em direito material e processual, e sistema de solução de controvérsias.

Os poderes judiciários do bloco já se reuniram três vezes nesse fórum. No ano passado, a terceira edição do encontro, realizada em Brasília, contou com a participação dos presidentes das cortes supremas do Mercosul e países associados, representantes europeus, autoridades, estudiosos, empresários e jornalistas. A idéia dos encontros é fomentar leis comuns e conferir maior segurança jurídica e harmonização legislativa ao bloco.

De acordo com ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, a produção de normas envolve a consideração da lei, dos fatos e das experiências sociais de cada país. ?Eu temo que mesmo que se impunha ao povo do Mercosul os mesmos textos, que ainda assim as normas produzidas a partir destes textos sejam distintas, porque são distintas as nossas realidades?, disse o ministro.

Na declaração final do encontro de 2005, os participantes se comprometeram a contribuir com o processo de integração do Mercosul apontando, inclusive, a Imprensa como grande aliada.

Para Roberto Ruiz Diaz Labramo, do Centro Mercosul do Estado de Direito, a solução às questões da integração, debatidas no encontro, "contribuem para que se encontre uma fórmula final para todos os estados conseguirem uma maior seguridade política, maior celeridade política e maior certeza política, o que ajudaria na segurança jurídica do bloco?.

Palavras-chave: Mercosul

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/encontro-de-cortes-supremas-quer-harmonizacao-legislativa-do-mercosul

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid