Em proposta alternativa, DEM amplia princípio da neutralidade da rede

Texto apresentado determina que neutralidade deve ser regra sem exceções; Projeto atual prevê ressalvas em caso de emergência

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




Nesta terça-feira (18), o DEM apresentou um texto alternativo ao marco civil da internet com mudanças no conceito de neutralidade. Ponto mais polêmico do marco civil, esse princípio proíbe empresas que gerenciam conteúdo ou vendem acesso à internet de dar tratamento diferenciado para os usuários, como a venda de pacotes apenas de e-mail ou redes sociais ou o bloqueio de determinados sites ou aplicativos.


Na proposta do DEM, a neutralidade será uma regra sem exceções. O texto atual do relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), permite que um decreto presidencial estabeleça exceções à neutralidade para serviços de emergência, ponto proibido pela proposta do DEM. "O conceito de neutralidade não pode, em nenhuma hipótese, ser definido ou pormenorizado por meio de regulamento ou decreto", diz a proposta.


Na semana passada, o PMDB também apresentou uma versão para o marco civil que limita a neutralidade apenas ao conteúdo, e permite que o internauta e a provedora de conexão façam contratos com pacotes com condições especiais.


O marco civil do DEM, a exemplo da versão do PMDB, também retira a obrigatoriedade de que empresas mantenham dados no Brasil, condição imposta pelo governo brasileiro em resposta às denúncias de espionagem norte-americana.


O marco civil tranca a pauta de votações desde outubro do ano passado e a previsão é de que sua votação comece nesta quarta-feira (19). O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, vai convidar os técnicos do governo e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para conversar com os líderes sobre a proposta.

Palavras-chave: direito civil direito digital marco civil da internet proposta alternativa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/em-proposta-alternativa-dem-amplia-principio-da-neutralidade-da-rede

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid