Divulgação da empresa em fardamento não viola direito à imagem do empregado

O empregado alegou que, ao usar o fardamento, fazia publicidade gratuita da empresa

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (1)




A Segunda Turma do Tribunal do Trabalho da Paraíba (Segunda Instância) negou recurso de um empregado que pediu indenização por danos morais, sob a alegação de ter tido violado o direito à imagem em razão de ser obrigado a usar uniforme com logomarcas dos produtos comercializados pela empresa Refrescos Guararapes Ltda. A decisão em Primeira Instância foi tomada na 4ª Vara do Trabalho de João Pessoa e o trabalhador decidiu recorrer ao TRT.


De acordo com o , o empregado sustentou que estava realizando promoções e publicidade gratuita ao usar o fardamento, sem qualquer anuência ou compensação salarial. Assegurou que se sentia um verdadeiro “outdoor humano”.


Para o relator do acórdão, desembargador Eduardo Sérgio, no caso concreto, o empregado não obteve êxito em provar a prática do dano moral, pois “o uso do fardamento com logomarcas dos produtos comercializados pela empresa está relacionado com a função exercida pelo trabalhador, ou seja, consultor de vendas”. E, neste caso, “a propaganda dos produtos poderia resultar acréscimo na sua remuneração, uma vez que o reclamante confessou, em depoimento, 'que recebia comissão pelas vendas'.”

 

Processo nº 0149300-22.2012.5.13.0004

Palavras-chave: Divulgação Empregado Empresa Direito Imagem Fardamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/divulgacao-da-empresa-em-fardamento-nao-viola-direito-a-imagem-do-empregado

1 Comentários

Selma Lemos Advogada03/07/2013 2:08 Responder

Quando o empregado é contratado já sabe de antemão que deve usar uniforme. Então não aceitasse o emprego.

Conheça os produtos da Jurid