Discussão de trânsito acaba em socos no shopping e dano moral para vítima

Para a desembargadora, o fato da vítima ter ameaçado o acusado não justifica que este tenha lhe agredido dentro do shopping

Fonte: TJSC

Comentários: (1)




A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença da comarca da Capital que condenou Marcus Vinicius Koerich Wagner ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil em benefício de Daniel Brandeburgo Hulse. Segundo os autos, no dia 5 de março de 2001, Daniel foi agredido fisicamente por Marcus Vinicius dentro do Beiramar Shopping, em Florianópolis, na presença de várias pessoas.


Daniel afirmou não ter conseguido se defender até o momento em que os seguranças do shopping interferiram e contiveram o agressor. A agressão foi motivada após uma discussão de trânsito um pouco antes de ambos entrarem no shopping.  Em sua defesa, Marcus afirmou que Daniel havia lhe ameaçado durante a discussão no trânsito e que ele agiu em legítima defesa. Disse ainda que não sabe como a vítima se feriu, pois os dois caíram no chão após a confusão. 


Inconformado com a condenação em 1º Grau, Marcus apelou ao TJ. Sustentou que Daniel não apresentou nenhuma prova nos autos, nem mesmo arrolou testemunhas para comprovar a agressão. Para a desembargadora substituta, Denise Volpato, o fato da vítima ter ameaçado Marcus não justifica que este tenha lhe agredido dentro do shopping, sem que ele tenha feito algo para o agressor.


Infere-se do Boletim de Ocorrência - documento que por ser elaborado por autoridade policial goza de presunção de veracidade – que a vítima apresentava um corte no supercílio direito, lábios cortados e portava um relógio quebrado. Em contrapartida, o agressor não apresentava nenhuma lesão aparente. Assim, embora tendo Marcus asseverado não restar suficientemente provada a agressão, as fotografias e demais provas supracitadas são claras o bastante para provar esse fato”, finalizou a magistrada. A decisão da Câmara foi unânime.

 

Palavras-chave: Indenização; Shopping; gressão; Discussão; Trânsito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/discussao-de-transito-acaba-em-socos-no-shopping-e-dano-moral-para-vitima

1 Comentários

elza spanó teixeira advogada29/04/2011 7:26 Responder

Muita vezes aguardei por horas uma vaga no shopping e chegava algum ser de outro planeta e pegava a vaga, sem nenhum respeito ou consideração. Nessas situações a vontade de partir para a violência é grande, mas a filosofia de que cda um dá o que tem...nos impede de abaixar o nível.

Antonio de Assis Nogueira Júnior Servidor Publico 29/04/2011 7:37

São Paulo, 29 de abril de 2011. Senhor Diretor: A ilustre Advogada é pessoa de muita paciência. Há anos, muitos anos já se passaram, talvez trinta anos, ou mais, não sei, mas o que deve ficar registrado, não como conselho, mas apenas como observação: procure chegar ao Shopping logo que abrir e saia rapidinho logo após o almoço. Não podemos evitar ou controlar o desassossego dos outros! Respeitosamente, Antonio de Assis Nogueira Júnior Servidor Publico

Conheça os produtos da Jurid