Despreparo de alunos leva a evasão nos cursos superiores, alerta Cristovam

O Ministério da Educação divulgou o Censo da Educação Superior, em que se constata a redução, em 5,9%, do número de estudantes que concluíram o ensino superior no país, apesar do aumento do número de estudantes matriculados em instituições públicas e privadas

Fonte: Senado Federal

Comentários: (0)




O despreparo de boa parte dos estudantes que ingressam no ensino superior, ocasionado pela má qualidade da educação de base oferecida pelas escolas do país, é uma das causas da redução do número de estudantes que concluem seus cursos, disse nesta quarta-feira (10) o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Segundo o senador, no passado, o abandono se devia à falta de dinheiro para pagar as mensalidades, no caso das faculdades privadas.


O Ministério da Educação divulgou o Censo da Educação Superior, em que se constata a redução, em 5,9%, do número de estudantes que concluíram o ensino superior no país, apesar do aumento do número de estudantes matriculados em instituições públicas e privadas. O estudo compara dados dos anos de 2012 e 2013. Ainda de acordo com o ministério, 40 % dos estudantes que entram nas universidades públicas abandonam o curso antes da conclusão. Nas instituições privadas, esse índice é de 30%.


Cristovam reconheceu a importância de iniciativas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que possibilitaram a estudantes oriundos de famílias pobres o acesso ao ensino superior em instituições privadas.


No entanto, observou o senador, o dado divulgado ontem mostrou ao país e, especialmente, ao governo que não basta aumentar o número de vagas e facilitar o acesso ao ensino superior. A seu ver, é preciso, principalmente, oferecer uma base de qualidade, para que o estudante tenha condições de concluir o curso e gerar conhecimento com o que aprendeu nas universidades.


- No dia anterior, saiu a nota do Ideb, o índice de desenvolvimento da educação de base, mostrando que a nota dos alunos de todas as escolas brasileiras do ensino médio caiu. Mas não caiu de 10 para 9. Caiu de 3,7, se eu não me engano, para 3,3. ou seja, já estava reprovado e piorou a reprovação. Como é que esses jovens brasileiros vão concluir o ensino superior de qualidade se não tiveram uma educação de base com qualidade? - questionou.

Palavras-chave: direito público evasão escolar

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/despreparo-de-alunos-leva-a-evasao-nos-cursos-superiores-alerta-cristovam

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid