Desmontado esquema de fraude na gestão Kassab

Foram presos quatro funcionários municipais acusados de receber propina para liberar empreendimentos imobiliários

Fonte: Exame

Comentários: (1)




Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira, 30, pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Controladoria-Geral da Prefeitura, prendeu quatro funcionários municipais acusados de receber propina para liberar empreendimentos imobiliários em São Paulo.


Há indícios da ação da organização criminosa pelo menos desde 2010, durante a gestão de Gilberto Kassab, causando um prejuízo de cerca de R$ 500 milhões aos cofres públicos.


Os presos são o ex-subsecretário municipal de Finanças, Rolilson Bezerra Rodrigues, o ex-diretor de arrecadação, Eduardo Horle Barcelos, e os auditores Carlos Augusto Di Lallo Leite do Amaral e Luis Alexandre Cardoso Magalhães.


Eles ocupavam cargos de confiança na gestão Kassab e, embora tenham sido exonerados desses postos por Fernando Haddad, seguiam como servidores municipais.


Agentes da Prefeitura, do Ministério Público, das polícias civil e federal participam da ação e estiveram na casa dos suspeitos pela manhã.


As investigações, iniciadas há seis meses, mostram que o grupo recebia o dinheiro de construtoras para providenciar a guia de quitação do ISS.


O documento é fundamental para que as empresas consigam o habite-se de seus empreendimentos, sem o qual as obras não podem ser entregues. Sem ele também não é possível liberar a parcela final do financiamento das construções.


Para o prefeito Fernando Haddad (PT), esse é "um dos maiores escândalos já descobertos na cidade".


Além da prisão dos suspeitos, a Justiça decretou o congelamento de bens e a realização de busca e apreensão em ao menos cinco endereços na manhã desta quarta. A suspeita contra os funcionários começou em março, quando a Controladoria do Município detectou que eles tinham patrimônio pessoal incompatível com a renda.

Palavras-chave: desmontado esquema fraude gestão kassab

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/desmontado-esquema-de-fraude-na-gestao-kassab

1 Comentários

Margarida Pickler analista de tributos30/10/2013 18:44 Responder

Há corrupção na administração pública quando há servidores que abaixam a cabeça e aceitam serem corrompidos. Nenhum Prefeito, nenhum Governador ou Presidente conseguiria agir contra a lei se os servidores públicos não aceitarem trocar sua probidade, dignidade, por cargos dentro do governo ou propina. Servidor Público deve juntar provas e representar ao Ministério Público, é um dever e não mera liberalidade.

Conheça os produtos da Jurid