Correios, Força Nacional de Segurança e PF são acionados pelo MEC

O Ministério da Educação terá de contratar empresas em caráter de emergência, ou seja, sem licitação, para aplicar e corrigir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: Veja Online

Comentários: (0)




O Ministério da Educação terá de contratar empresas em caráter de emergência, ou seja, sem licitação, para aplicar e corrigir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, disse nesta segunda-feira que as negociações com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e a Fundação Cesgranrio estão adiantadas. Órgãos do governo também serão acionados - os Correios, por exemplo, vão participar da distribuição das provas.

Já a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal serão responsáveis pela segurança da prova. O Enem, que deveria ter sido aplicado no domingo, foi adiado depois que o jornal O Estado de S. Paulo denunciou o vazamento da prova ao MEC, na madrugada de quinta-feira.

Por causa do vazamento, o MEC decidiu romper o contrato com o consórcio Connasel, que reúne empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, e era responsável pela aplicação da prova. Se a responsabilidade do consórcio pelo vazamento ficar comprovada pelo inquérito policial, as empresas deverão ressarcir o ministério - o prejuízo com a aplicação de um novo exame pode chegar a 34 milhões de reais.

"A partir de agora, o Connasel não mais é responsável pela execução do Enem. Isso libera o Inep e o MEC para dar prosseguimento ao processo de outra forma, contratando outras instituições. Já estamos em estado avançado de negociação com quem fez o exame nos últimos anos, ou seja, Cesgranrio e Cespe", disse Fernandes.

O governo ainda não definiu a nova data de aplicação da prova, mas já adiantou que deverá fazê-lo até quarta-feira. O MEC estuda duas datas para a aplicação do Enem: o último fim de semana de novembro ou o primeiro fim de semana de dezembro. Em último caso, o ministério estuda realizar o exame em um dia de semana e decretar feriado estudantil.

Palavras-chave: Enem

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/correios-forca-nacional-seguranca-pf-sao-acionados-pelo-mec

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid