Confirmada pena a homem que arrombou porta e tentou furtar botijão de gás

2ª Câmara Criminal de Chapecó/SC confirma sentença de condenado á pena de um ano em regime aberto, por tentativa de furto.

Fonte: TJSC

Comentários: (1)




Não se pode admitir irrelevância de conduta criminosa, mesmo que o objeto furtado seja de ínfimo valor, quando a vítima sofrer grande prejuízo financeiro em razão de estragos causados pelo agente do delito.

  

Com esse entendimento, a 2ª Câmara Criminal confirmou sentença da Comarca de Chapecó e condenou Valdir Antunes à pena de um ano de reclusão em regime aberto, por tentativa de furto qualificado mediante concurso de pessoas e rompimento de obstáculo, praticado contra uma revendedora de gás. A sanção foi posteriormente substituída por prestação de serviços comunitários.

  

Conforme os autos, o crime ocorreu na madrugada de 23 de setembro de 2006, quando o réu, conhecido como Farofa, e seu comparsa arrombaram a porta da empresa, naquela cidade. De lá saíram com um botijão carregado, de 13 kg, e pedaços de alumínio. Para o azar dos dois, minutos após a ação, a polícia os capturou próximo ao local do delito.

  

Em sua apelação, Valdir postulou absolvição por ausência de provas. Alternativamente, pediu a aplicação do princípio da insignificância, ou ainda, a redução da reprimenda para o mínimo legal.

  

No entendimento do relator da matéria, desembargador Irineu João da Silva, o apelo não merece provimento. Isso porque os depoimentos inconsistentes do réu, que chegou a admitir o furto, aliados aos dos policiais que o flagraram com os objetos, são suficientes para embasar a condenação.

  

“Nada obstante o pequeno valor do bem subtraído e a sua recuperação, um botijão de gás e pedaços de alumínio, não se pode admitir a irrelevância da conduta praticada pelo apelante, uma vez que a vítima arcou com um prejuízo de quase R$ 1.000,00, em razão do dano provocado na porta do seu estabelecimento”, explicou o magistrado ao negar a aplicação do princípio da insignificância.

 

Ap. Criminal nº 2009.048580-3

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/confirmada-pena-a-homem-que-arrombou-porta-e-tentou-furtar-botijao-de-gas

1 Comentários

Fátima Marinho Servidora Pùblica08/08/2010 10:47 Responder

Tá tudo errado nessas leis de nosso país ao meu ver, mas sabemos que os nossos representantes faem, votam em leis que proporcionem regalias para os próprios.

Conheça os produtos da Jurid