Concurso para a Magistratura do Rio tem apenas três aprovados para a próxima fase

O resultado foi divulgado ontem (dia 1º de outubro) pelo desembargador Murta Ribeiro, no plenário do Órgão Especial, diante de vários candidatos que acompanharam a publicação das notas nos telões.

Fonte: TJRJ

Comentários: (0)




O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, lamentou o resultado das provas específicas do 42º Concurso para o Ingresso na Magistratura estadual, que recebeu a inscrição de 2.303 candidatos, mas apenas três foram aprovados nesta fase. Para ser aprovado, o candidato teria que conseguir a média 5. Márcia Regina Sales Souza foi aprovada com nota 6,28; Rodrigo Rocha de Jesus, 5,81; e Mônica Ribeiro Teixeira, com a nota 5,23. Eles ainda farão as provas orais, previstas para o final do mês de outubro, quando termina o prazo de recursos e vista das provas para os candidatos reprovados.

O resultado foi divulgado ontem (dia 1º de outubro) pelo desembargador Murta Ribeiro, no plenário do Órgão Especial, diante de vários candidatos que acompanharam a publicação das notas nos telões. "Infelizmente tivemos uma surpresa muito grande. Os candidatos foram bem em uma prova, mas muito mal em outras. O concurso foi realizado com a maior lisura, com liberdade para todos fazerem as provas, com perguntas práticas e tratamento isonômico de todos", afirmou o presidente do TJ. Ele lembrou que este processo seletivo teve o maior número de candidatos aprovados na prova preliminar: 514. No concurso anterior, dos 2.084 inscritos, apenas 77 foram aprovados na primeira prova.

Murta Ribeiro anunciou que na próxima segunda-feira (dia 6 de outubro), pedirá ao Órgão Especial a abertura imediata do 43º Concurso para o Ingresso na Magistratura. Ele disse também que vai propor a modificação no regimento do concurso para que as provas específicas sejam feitas e corrigidas por disciplina. "Faremos uma modificação no regimento do concurso para que as provas sejam feitas passo a passo. Direito Civil, faz e corrige. Penal, faz e corrige. As provas foram boas em algumas matérias e muito ruins em outras. Este confronto acabou numa grande surpresa. Estávamos esperando a aprovação de 40 a 50 candidatos", lamentou o presidente do TJ.

O 42º Concurso para a Carreira da Magistratura ofereceu 50 vagas para o cargo de juiz e constou de três etapas de provas: a preliminar, também chamada de provão; as específicas e a prova oral. No concurso anterior, dos 2.084 inscritos, 77 foram aprovados na prova preliminar, 26 nas provas específicas e 24 nas provas orais. A Justiça estadual tem uma carência de 93 juízes.

Primeiro lugar diz que sonha em ser juíza

A candidata Márcia Regina Sales Souza, aprovada em primeiro lugar nas provas específicas, acredita que as provas orais serão mais difíceis. Ela fez o curso de Direito na Faculdade Moraes Júnior e disse que seu sonho sempre foi ingressar na magistratura. Para conseguir a aprovação fez curso na Emerj e estudou durante dois anos e meio. Márcia é solteira, tem 34 anos e mora no Cosme Velho, Zona Sul do Rio.

Palavras-chave: magistratura

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/concurso-para-a-magistratura-do-rio-tem-apenas-tres-aprovados-para-a-proxima-fase

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid