Comercial da Copa do governo Federal não objetiva manipular a população

Propaganda se ateve ao propósito informador de que se deve revestir

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




O juiz Federal Leonardo Freitas, da 3ª vara Cível de GO, indeferiu antecipação de tutela do MPF para suspender a campanha publicitária "Todos ganham (Hexa)", pertinente à "Copa das Copas", do governo Federal, por não vislumbrar tentativa de manipulação do governo por meio da propaganda.


"Não vejo tentativa deliberada do governo federal de levar à população, por meio da campanha publicitária em debate, a ideia de que a Copa é a solução para todos os problemas que afligem os brasileiros. Ao contrário, verifico que a propaganda, a princípio, se ateve ao propósito informador de que se deve revestir."


O MPF ajuizou ACP questionando o conteúdo da publicidade. Aduziu que a campanha publicitária "tem o intuito de transmitir a mensagem que a realização da Copa trará inúmeros benefícios à população", no entanto, "o conteúdo não condiz com a verdade, atingindo o inconsciente coletivo, de forma subliminar, com mensagens de que, de 2007 até hoje, o governo federal cumpriu tudo o que prometera, em relação à realização do evento".


A União afirmou que as alegações não condizem com o Estado Democrático de Direito vivido pelo país e que o atual momento político não tem qualquer relação com os objetivos que nortearam a campanha. Asseverou, ainda, que o fato de não ter havido o cumprimento de 100% das metas planejadas não significa que a campanha veicula dados inverídicos.


Para o magistrado, não há "veiculação de informações inverídicas, mesmo porque a publicidade não informa que todas as obras já foram concluídas". Ponderou ainda que "o fato de todas as obras não ficarem prontas a tempo da Copa não implica necessariamente no desperdício de verbas públicas" e lembra que, caso sejam comprovados os eventuais desperdícios, eles devem ser investigados em outras ações específicas.

Palavras-chave: copa do mundo fifa 2014 direito público antecipação de tutela

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comercial-da-copa-do-governo-federal-nao-objetiva-manipular-a-populacao

1 Comentários

seu nome sua profiss?o09/06/2014 22:35 Responder

É claro que a propaganda tem como objeto realizar lavagem cerebral e conseguir o apoio do povo para as eleições e manter o atual governo mais quatro anos no poder. Sim as informações são inverídicas, e que todo os poderes estão a trabalhar para manter o sistema atual (corrupção e muito , muito dinheiro nos bolsos dos políticos em geral e os dos mais chegados). Qualquer pessoa honesta e não fanática por futebol, já sabe que o time da seleção já está marcada para ganhar. Ganha a taça e o governo mais quatro anos no poder.

Conheça os produtos da Jurid