CNV recebe documento que comprova que ditadura argentina monitorava Jango

Para os parentes do ex-presidente, o material reforça a tese de que ele foi assassinado na chamada Operação Condor

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (2)




Parentes do ex-presidente João Goulart entregaram nesta quinta-feira (19) à CNV (Comissão Nacional da Verdade) documento que comprova que o ex-presidente era alvo de vigilância da Operação Condor.


No documento consta que o 3º Exército pede para o governo argentino monitorar atividades de Jango e outros brasileiros. Para os parentes do ex-presidente, o material reforça a tese de que o ex-presidente foi assassinado pela ditadura, na chamada Operação Condor. "Este documento nos ajuda a rever a história do Brasil. Vemos muitas informações distorcidas que dizem que a operação não existiu. Para nós [parentes] o documento caracteriza que o ex-presidente era sim vigiado pela Operação Condor", disse João Vicente Goulart, filho de Jango.


João Goulart governou o Brasil de 1961 até ser deposto pelo golpe militar de 1964. Ele morreu em dezembro de 1976, na Argentina, oficialmente de ataque cardíaco. A família suspeita que ele foi envenenado a mando da ditadura.


No documento, datado do dia 24 de março de 1976, o 3º Exército solicita a cooperação do governo argentino para vigiar os que chama de "subversivos brasileiros na República Argentina", entre eles o ex-presidente. "Ele [João Goulart] não recebeu da ditadura nem o tratamento de ex-presidente", disse João Vicente.


O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), integrante da Subcomissão de Memória, Verdade e Justiça do Senado disse que o documento ajuda a fazer uma "exumação da verdade", em referência à exumação do ex-presidente ocorrida em novembro para tentar esclarecer a causa da morte de Jango. "Documentos como este trazem a verdade, que é o que nós buscamos; sem revanchismo. Eles trazem luz para determinados acontecimentos e essas informações dão conta de que é preciso aprofundar as investigações sobre a Operação Condor", disse Rodrigues que também defendeu a prolongação dos trabalhos da CNV.

Palavras-chave: operação condor comissão da verdade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cnv-recebe-documento-que-comprova-que-ditadura-argentina-monitorava-jango

2 Comentários

ue o governo ir? unificar as duas policiais com uma s? cabe?a, para acabar policial aposentado21/12/2013 13:28 Responder

Correto a Argentina, o cara era comunista.

Vagner Educador23/12/2013 22:05 Responder

Que seja comprovado com exatidão o que realmente aconteceu com o ex - presidente Jango !

Conheça os produtos da Jurid