CJF produzirá mais um programa para TV, desta vez para o público infantil

O Centro de Produção funciona no CJF e tem a participação dos cinco Tribunais Regionais Federais e do Superior Tribunal de Justiça.

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)





Já estão sendo gravados os primeiros episódios da próxima produção do Centro de Produção de Programas para TV do Conselho da Justiça Federal (CJF), que será um programa infantil realizado pela técnica da animação, com a utilização de bonecos como personagens. O Centro de Produção funciona no CJF e tem a participação dos cinco Tribunais Regionais Federais e do Superior Tribunal de Justiça.

Esse deve ser, provavelmente, o primeiro programa do gênero (voltado para o público infantil) a abordar, de forma didática, um assunto considerado difícil de entender até mesmo pelos adultos: o funcionamento da Justiça. Ainda não foi escolhido o título do programa, mas os personagens, representados por bonecos, já foram definidos: a protagonista é uma menina chamada Pipoca, que, em seu quarto, conversa com seus brinquedos ? uma cama, um espelho e um boneco falantes.

Ao relatar seus problemas aos amigos "inanimados", a menina ouve de seu boneco histórias de conflitos bem solucionados, baseadas em casos da "vida real". Em cada programa, será mostrado um caso, sempre inspirado em uma decisão real tomada na Justiça Federal, mas adaptado ao linguajar e ao ambiente dos personagens infantis.

O primeiro programa produzido pelo Centro de Produção do CJF, em parceria com os TRFs, é o Via Legal, um informativo jornalístico em formato de revista que divulga semanalmente, em linguagem acessível, as decisões da Justiça Federal que têm repercussão na sociedade. Veiculado desde agosto de 2002 nas afiliadas da TV Cultura e na TV Justiça, o Via Legal já acumula em seu currículo três premiações concedidas às suas matérias, dentre elas o Prêmio Vladimir Herzog. Os casos a serem mostrados no programa infantil serão retirados das matérias produzidas no Via Legal.

A estréia do programa infantil está prevista para outubro deste ano, também nas TVs Cultura e Justiça, mas a data exata da estréia e os horários de veiculação ainda serão definidos. O programa pretende ensinar às crianças, com recursos lúdicos e ao mesmo tempo didáticos, em que consiste o trabalho de um juiz e qual a sua importância no âmbito das relações sociais. O primeiro episódio baseia-se em um conflito agrário entre um fazendeiro e uma tribo indígena, no qual ambas as partes reivindicavam a posse da terra. O conflito foi decidido pelo juiz, que compareceu pessoalmente à reserva indígena e conseguiu fazer com que os índios e os fazendeiros chegassem a um acordo amigável, passando a fazer uso compartilhado da terra.

Roberta Bastos
imprensa@cjf.gov.br

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cjf-produzira-mais-um-programa-para-tv-desta-vez-para-o-publico-infantil

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid