Caso de suposto plágio envolve o nome da reitora da Universidade de São Paulo

Grupo da UFRJ detectou cópia de imagens e trechos de artigo de 2003. Suely Vilela encerra mandato à frente da instituição paulista neste ano.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Grupo da UFRJ detectou cópia de imagens e trechos de artigo de 2003. Suely Vilela encerra mandato à frente da instituição paulista neste ano.

Um grupo da Universidade Federal do Rio de Janeiro enviou há cerca de dez dias reclamação formal aos editores de duas revistas científicas internacionais e à pró-reitoria de pesquisa da Universidade de São Paulo apontando cópia de conteúdo cometida por pesquisadores da instituição paulista. O caso foi noticiado nesta quarta-feira (4) pelo jornal ?Folha de S.Paulo?. Os trabalhos em questão são na área de bioquímica e farmacologia. O estudo copiado avalia o emprego de substância tirada de uma planta típica da Amazônia para tratar leishmaniose. O artigo acusado de plágio trata da aplicação contra o vírus da dengue de um substância obtida de jararaca.

Segundo uma professora da UFRJ, que falou ao G1 na condição de que seu nome não fosse publicado, a pró-reitora de pesquisa da USP, Mayana Zatz, admitiu que o ?caso era gravíssimo? e determinou o estabelecimento de uma comissão interna para elucidar as circunstâncias do episódio, o que foi feito na terça-feira (3). Entre os 11 autores do artigo está a reitora da USP, Suely Vilela, bioquímica e professora titular, desde 1996, do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, câmpus de Ribeirão Preto. Ela está deixando a direção da USP neste ano.

Ainda segundo a cientista da UFRJ, o problema verificado foi a reprodução de três imagens microscópicas (micrografias eletrônicas). ?Vimos as fotografias, que eram absolutamente idênticas?, disse. Compare abaixo as imagens ? as primeiras, do estudo da UFRJ, publicado na ?Antimicrobial Agents and Chemoterapy? em 2003; as segundas, do artigo da USP, publicado na ?Biochemical Pharmacology? em 2008.


Imagens de microscopia eletrônica exibidas na 3ª página do artigo publicado pelo grupo da UFRJ em 2003 na revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy (reprodução)


Às imagens A, D e E do artigo de 2003 correspondem as imagens A, B e C do artigo de 2008. Da sequência original, B e C ficaram de fora (reprodução)

Além disso, trechos do artigo de 2008 foram copiados do artigo de 2003, sem menção a título ou a autores.

Em nota, a reitora da USP afirma que ?o trabalho mencionado é resultado da tese de Doutorado da aluna Carolina Dalaqua Sant?Ana, que foi orientada pelo professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Andreimar Martins Soares?.

Ao G1, Carolina, que trabalha atualmente em uma consultoria, afirmou que não leu a reportagem. ?Procuro evitar falar sobre isso?, declarou. ?O assunto já foi esclarecido, e quanto mais eu comento, pior fica.? Ela, que fez mestrado em toxicologia entre 2003 e 2005 sob orientação de Suely Vilela, também afirmou que o trabalho não estava mais na internet. Um resumo podia ser consultado, porém, no site da editora Elsevier, que publica a ?Biochemical Pharmacology?. Para ler o artigo completo, de 10 páginas, é preciso desembolsar US$ 31,50 (cerca de R$ 55). O estudo da UFRJ é de acesso livre ( clique aqui ).

A reitora diz ainda que sua ?colaboração com o docente (Andreimar Martins Soares) é na área de isolamento e purificação de toxinas animais, matéria distinta em relação às passagens e imagens questionadas?. A nota confirma que, ?em face das acusações referidas, de uso indevido de obra alheia anterior, já foi instaurada a competente sindicância administrativa para apuração dos fatos?.

Um funcionário do Departamento de Análises Clínicas, Toxicologia e Bromatologia da USP Ribeirão informou que Soares está na Costa Rica e deve voltar no fim do mês. A pesquisadora da UFRJ afirmou que ?ele pediu desculpas à revista e à autora (do artigo parcialmente copiado) e explicou que precisaria de 15 dias? para explicar o que ocorreu.

Uma funcionária da pró-reitoria informou que Mayana Zatz está na China. Resposta automática a e-mail enviado pela reportagem informa que ela estará fora do país até 9 de novembro ?com pouco acesso a e-mail?.

Palavras-chave: plágio

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/caso-suposto-plagio-envolve-nome-reitora-universidade-sao-paulo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid