Câmara rejeita caixa-preta obrigatória em veículos novos

Embora considere o projeto bem-intencionado, Comissão de Viação e Transportes entende que iniciativa deve ser do Contran. Proposta será arquivada

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Comissão de Viação e Transportes rejeitou proposta que prevê a obrigatoriedade de instalação de caixas-pretas nos automóveis novos a partir de 2014. Segundo o texto, o dispositivo de registro de dados e voz deve permitir uma análise detalhada do desempenho do sistema do carro no exato momento de um acidente.


O relator, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), apresentou parecer pela rejeição do Projeto de Lei 1501/11, do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), e de dois outros apensados que tratam do mesmo tema: os PLs 4741/12, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), e 4777/12, do deputado Takayama (PSC-PR).


Como o projeto foi rejeitado, em caráter conclusivo, na única comissão encarregada da análise do mérito, ele será arquivado, a menos que haja recurso aprovado para que sua tramitação continue pelo Plenário.


Contran estabelece equipamentos


Zezéu Ribeiro ressalta a “boa intenção” dos autores das propostas de “proporcionar meio para o fornecimento de dados do veículo, que darão suporte sobretudo na elucidação de acidentes ou infrações”.


No entanto, afirma que não é favorável a iniciativas parlamentares de propor equipamentos obrigatórios para veículos porque isso contraria uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).


De acordo com o código, cabe ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelecer os equipamentos obrigatórios dos veículos e disciplinar o seu uso, determinando sua especificações técnicas.


“O conselho possui as condições necessárias para melhor avaliar, tecnicamente, com o auxílio das câmaras temáticas e dos estudos promovidos pelo Denatran [Departamento Nacional de Trânsito], a especificação desses requisitos e a viabilidade de novos equipamentos tornarem-se obrigatórios”, afirma o relator.


Além do mais, “entendemos que essa forma de legislação complementar [pelo Contran] oferece maior flexibilidade que o texto de lei, sendo mais recomendável para a regulação de assuntos estritamente técnicos”.

Palavras-chave: direito público caixa-preta em veículos novos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-rejeita-caixa-preta-obrigatoria-em-veiculos-novos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid