Cachoeira é condenado a mais de 39 anos de prisão e volta a ser preso

Decisão foi tomada pelo juiz Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara Federal de Goiás

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (2)




O contraventor Carlinhos Cachoeira foi condenado à pena de 39 anos, oito meses e dez dias no processo referente à Operação Monte Carlo, que apurou esquema de corrupção e exploração ilegal de jogos no Centro-Oeste. A sentença foi dada nesta sexta-feira (7) pelo juiz Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara Federal de Goiás.


Cachoeira foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha (cinco anos e dez meses), corrupção ativa (20 anos e oito meses), violação de sigilo funcional (sete ano e nove meses), advocacia administrativa (nove meses e dez dias) e peculato (quatro anos e oito meses). O réu iniciará o cumprimento da pena em regime fechado, conforme a sentença.


O juiz determinou ainda a prisão preventiva de Cachoeira. No processo, Santos justifica a decisão argumentando que o contraventor era “o mentor e chefe de todo o grupo criminoso” que controlou quase que por completo os órgãos de segurança pública de Goiás, manipulou licitações de obras públicas, criou empresas de fachada e laranjas para receber comissão da construtora Delta, corrompeu policiais e delegados e “montou uma estrutura cara e organizada para lhe assegurar a impunidade”.


Segundo o juiz, o fato de Cachoeira permanecer solto “expressa em toda a sociedade brasileira o sentimento de impunidade e de que o crime compensa". A prisão preventiva foi limitada em dois anos. Cachoeira foi preso na tarde desta sexta-feira (7) em cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz. Ele foi levado para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Goiânia.


Após ficar cerca de nove meses preso, o contraventor estava solto desde o dia 20 de novembro, quando caiu a prisão preventiva em relação à Operação Saint-Michel, que tramita no Distrito Federal. A defesa ainda pode recorrer da decisão.

Palavras-chave: Condenação; Operação monte carlo; Corrupção; Jogo ilegal

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cachoeira-e-condenado-a-mais-de-39-anos-de-prisao-e-volta-a-ser-preso

2 Comentários

REGINALDO agente penitenciário11/12/2012 1:48 Responder

demorou e muito, cadeia nele.

Floriano Queiroz de Oliveira Contador05/01/2013 20:49 Responder

Um peso e duas medidas. Carlinhos Cachoeira foi condenado a 20 anos de prisão por corrupção ativa, formação de quadrilha, etc. Pelos crimes perpetrado ganhou 39 anos de cadeia, teve mandado de prisão expedido e cumprido. Quanto aos envolvidos no esquema político do \\\"mensalão\\\" além de terem penas generosas, estão soltos, fora do regime carcerário e, como não bastasse assumem postos de destaque na sociedade como Deputado Federal. Qualquer nortal, servidor público, condenado pelo STF, perde de imediato seu cargo público. Isso sim é que é sentimento de impunidade e de que o crime compensa.

Conheça os produtos da Jurid