Anatel terá acesso total a dado sigiloso de telefones

Advogados afirmam que a proposta é ilegal, pois a Constituição garantiria a privacidade dos registros telefônicos

Fonte: Folha Online

Comentários: (2)




A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) se prepara para monitorar via internet as chamadas telefônicas fixas e móveis, informa reportagem de Julio Wiziack para a Folha desta quarta-feira.


O objetivo, segundo a agência, seria "modernizar" a fiscalização para exigir das teles o cumprimento das metas de qualidade.


A agência terá acesso irrestrito a documentos fiscais com os números chamados e recebidos, data, horário e duração das ligações, além do valor de cada chamada.


Advogados consultados pela Folha afirmam que a proposta é ilegal. A Constituição garante a privacidade dos registros telefônicos. Qualquer exceção deverá ser autorizada pela Justiça.


Dados cadastrais dos clientes também serão manipulados por funcionários da agência num prazo de até cinco anos.


OUTRO LADO


A Anatel afirma que o monitoramento de chamadas somente será realizado com a autorização dos consumidores.


Contudo, em nenhum trecho do novo regulamento de fiscalização está escrito que o cliente será consultado. Segundo José Joaquim de Oliveira, gerente-geral de fiscalização da Anatel, esse "detalhamento" será incluído no texto quando esse for submetido à aprovação do conselho diretor.

 

Palavras-chave: Registros; Acesso; Sigilo; Telefone; Ilegalidade; Autorização; Anatel

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/anatel-tera-acesso-total-a-dado-sigiloso-de-telefones

2 Comentários

euller sua profissão20/01/2011 1:10 Responder

Entao senhores o que é isso???Como pode o Exercito nos entregar para esses comunistas do PT???isso é um absurdo, prefiro deixar esse pais...vamos

carlos sua profissão20/01/2011 1:13 Responder

\\\"O Ministério da Educação e Cultura pretende forçar as escolas a corromper os adolescentes, apresentando a conduta homossexual como aceitável e a conduta homofóbica como abominável\\\",

Conheça os produtos da Jurid