Além de Telexfree, BBom e mais 4 são investigadas

Ministério Público apura se empresas são usadas para montar pirâmides financeiras

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (5)




A BBom, que vende rastreadores para carros por meio de marketing multinível, e a Multiclick, de publicidade online, serão investigadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), em conjunto com outras quatro empresas.


A suspeita é que os negócios sirvam para a montagem de pirâmides financeiras, o que é crime no Brasil. Uma investigação semelhante levou a Justiça do Acre, no mês passado, a suspender os pagamentos da Telexfree , que tem entre 450 mil e 600 mil divulgadores.


As investigações foram decididas na manhã desta terça-feira (2), em reunião na Procuradoria-Geral de Justiça, e o inquérito será instaurado até quinta-feira (4). Além de BBom e Multiclick, serão analisadas as atividades de Telexfree, Nnex, Priples e Cidiz.


A Bbom, que conta com cerca de 300 mil associados, também despertou a atenção dos promotores do Acre, que fazem um "levantamento inicial" sobre a empresa, diz  Danilo Lovisero, coordenador do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do estado.


"Num primeiro momento, [ o MP ] se voltou contra a Telexfree, mas é óbvio que vamos ter de investigar também a atuação da Bbom e demais [ empresas com atuação semelhante ] para verificar se estão praticando o mesmo tipo de pirâmide financeira", afirma Lovisero. "Se configurado no levantamento preliminar, com absoluta convicção será instaurado inquérito civil e até criminal."


Ednaldo Bispo, diretor da BBom, nega que haja irregularidades.


"A gente tem conhecimento sim dessas suspeitas, mas, antes de mais nada, nós não fomos notificados por nenhum Ministério Público."


Os representantes da Telexfree também sempre defenderam a legalidade do modelo de negócios da empresa.  Em resposta a contato da reportagem, a Cidiz informou possuir diversas características que a diferenciam do sistema de pirâmides – dentre eles, o fato de que todo o valor pago à empresa corresponde a produtos.


"A Cidiz repudia qualquer prática criminosa e se coloca a inteira disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos."


Procurados desde o dia 28 de junho, os porta-vozes da Multiclick não foram localizados. A Nnex não retornou os contatos feitos na tarde desta terça-feira (2). Os responsáveis pela Priples não foram localizados.


'Febre de pirâmides'


Nesta segunda-feira (1º), o iG revelou que, em todo o País, ao menos sete empresas estão em investigação por suspeita de serem pirâmides financeiras , de acordo com a Associação do Ministério Público do Consumidor (MPCON). Amaury Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, considerou haver uma "febre" desse tipo de fraude no País.?


O DPDC elabora uma nota técnica para auxiliar consumidores e órgãos de defesa a definir o que é pirâmide e o que é marketing multinível (MMN), um modelo de varejo legal em que os vendedores ganham bonificações pelas comercializações de outros vendedores atraídos para o negócio.


Uma diferença fundamental é que, nas pirâmides, o faturamento da empresa vem sobretudo das taxas de adesão pagas por quem entra na rede, e não da venda dos produtos, informa a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).


'Marketing multinível acelerado'


Fundada neste ano, a BBom cobra dos revendedores taxas de adesão que variam de R$ 600 a R$ 3 mil. Mas, segundo Ednaldo Bispo, diretor da empresa, o faturamento depende sobretudo dos produtos e serviços – no mês passado, foi lançado um bactericida.


"O faturamento da BBom vem principalmente dos serviços de rastreamento [ de veículos ] e da venda de equipamento de monitoramento [ de veículos ]. É esse o faturamento que a gente divide com a rede [ de divulgadores ]", diz Bispo. "Se hoje pararem de entrar pessoas no sistema, a BBom continua funcionando."


O diretor afirma haver pouca compreensão sobre o marketing multinível no Brasil, o que leva à confusão entre negócios legítimos e fraudes. 


"Como algumas empresas se apoderam e não adotam o multinível [ corretamente ], nós que praticamos um MMN um pouco acelerado somos colocados nesse meio", diz Bispo.

Palavras-chave: Telexfree Bbom Mp Montar Esquema Pirâmide Investigação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/alem-de-telexfree-bbom-e-mais-4-sao-investigadas

5 Comentários

Carlos Alberto Diniz Bacharel em Direito03/07/2013 23:17 Responder

Está na hora de se arrancar pela raiz este negócio espúrio que lesa e ilude milhares de pessoas em todo o País. Que se investigue mais e mais tais empresas para que as pessoas não sejam levadas e/ou induzidas a perder recursos e tempo nestes pseudo-negócios.

Rubens Peixoto Vieira Empreendedor Independente05/07/2013 10:55 Responder

O povo Brasileiro sempre esteve a mercê dos banqueiros com seus altos rendimentos e de políticos inescrupulosos e quando surge uma oportunidade para se ganhar pela livre e espontânea vontade e tirar aqueles menos favorecido do sufoco, vem alguém e diz isso e aquilo. Quando se tem um produto e esses produtos se auto-sustentam é sim, Marketing Multinível!!

Rubens PEIXINHO FISGADO Faraó25/07/2013 3:06 Responder

Rubens... Vc é um desempregado vagabundo estelionatário que se chama de \\\"empreendedor\\\"... Pra mim o nome disso é ser LADRÃO. Os bandidos agora disfarçam as reuniões de fisgar idiotas com TAXAS DE ADESÃO, CURSOS OU MATERIAIS, e criam a ilusão de RENDA VITALÍCIA SEM TRABALHAR DE MILIONÁRIOS para toda a população. Assim como a pirâmide, em progressão geométrica, isso chega ao fim, e na base da pirâmide haverá milhões de lesionados q não recuperarão o dinheiro. Aliás, este Marketing Multi Nível foi criado PELOS MESMOS CONDENADOS POR CONTROLAR AS PIRÂMIDES MUNDIAIS. É a mesma BOSTA disfarçado de venda de produto. NÃO ME VENHA COM \\\"É SIM MARKETING MULTINÍVEL\\\", pq tem tanto nível quanto o de sua inteligência, ou seja, NENHUM. E sua definição da última frase, é, no mínimo, irresponsável e imbecil. Vá aprender um pouco de lógica antes de vomitar este tipo de asneira. E depois vá estudar e arrumar um emprego decente, e saia da casa do papai e da mamãe.

Rubens PEIXINHO FISGADO Fara?25/07/2013 3:19 Responder

Vejam o calibre destes \\\"empreendedores\\\" defensores das pirâmides... Este RUBENS.. Documentação a ser destruída http://www.jusbrasil.com.br/diarios/29795689/pg-82-suplemento-ii-diario-oficial-do-estado-do-mato-grosso-do-sul-doems-de-22-08-2011 \\\"EMPREENDEDOR\\\" polishop... Vejam a pirâmide prometendo riqueza no vídeo http://www.sistemawinner.com.br/rubenskadosh http://sistemawinner.com.br/rubenskadosh/hotsite/negocio como bom \\\"empreendedor de pirâmides\\\", também é um \\\"empreendedor\\\" da BBOM http://www.superclassificados.com/anuncio/jovem-empreendedor-sua-loja-virtual-polishop-por-10x-r-59-00-726744 obviamente, vendendo rastreadores também... https://www.facebook.com/rubens.peixotovieira VC É MAIS UM DESTES FILHOS DA PUTA QUE GANHAM A VIDA SE METENDO EM PIRÂMIDES, E PELO VISTO JÁ É UM PROFISSIONAL... TOMA VERGONHA NA CARA SEU MOLEQUE, JÁ TEM CABELO BRANCO

Rubens PEIXINHO FISGADO Fara?25/07/2013 3:21 Responder

TAXA DE ADESÃO DE 3 MIL REAIS DESSA BBOM AHAHAHAHAHAHAH E É \\\"UM PRODUTO QUE SE SUSTENTA\\\" AHAHAHAHAHAHA VC TINHA É QUE TOMAR CHIBATADA

Conheça os produtos da Jurid