'Aerolula' não voa se um reverso está travado

Aerolula um Airbus modelo A319 só sai do chão com os dois dispositivos de frenagem funcionando.

Fonte: Veja Online

Comentários: (1)




Ao contrário do Airbus A320 da TAM que há três semanas se acidentou no Aeroporto de Congonhas e matou 199 pessoas, o avião oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode decolar se um dos reversos estiver travado. É o que afirmou nesta quarta-feira à CPI do Apagão Aéreo na Câmara o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica. Por ordem do Grupo de Transporte Especial (GTE), ligado à Aeronáutica, o Aerolula um Airbus modelo A319 só sai do chão com os dois dispositivos de frenagem funcionando. Uma orientação de "segurança extra".

No dia em que não conseguiu pousar no aeroporto paulista e explodiu ao colidir com um prédio vizinho, o avião da TAM voava com um dos reversos travados "pinado", nas palavras do comandante. Dois dias depois do desastre, a TAM informou que o reverso direito do avião foi desativado em condições previstas nos manuais de manutenção da Airbus e aprovado pela Agência Nacional de Aviação (Anac). Segundo a companhia, "o procedimento não configura qualquer obstáculo ao pouso da aeronave".

A recomendação, porém, não se aplica quando se trata do avião presidencial. "Por norma de segurança, não é permitido voar sem o reverso. É uma norma de segurança para transportar o mais alto mandatário na nação, não pode operar sem o reverso", afirmou Juniti Saito em seu depoimento aos parlamentares.

Indignação - A declaração provocou indignação entre os deputados presentes. "Foi a revelação mais grave que houve aqui hoje. A Aeronáutica sabe que voar com o reverso pinado oferece risco", disse a deputada Luciana Genro (PSOL-RS). Para o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o caso é pior ainda: "Se o avião do presidente não pode voar com o reverso pinado, o fabricante deve adotar o mesmo procedimento para as outras aeronaves."

Juniti Saito explicou também que parte da manutenção do Aerolula é feita pela TAM. A companhia, por sua vez, já anunciou que não vai mais permitir que seus aviões decolem com um dos reversos travado.

Palavras-chave: lula

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/aerolula-nao-voa-se-um-reverso-esta-travado

1 Comentários

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)10/08/2007 10:17 Responder

A mediocridade dessas CPI´s é o que incomoda! Como pode pessoas sem instrução (Para fazer parte do executivo e legislativo não há concurso público...) fazer a vez do judiciário! CPI da qui, CPI dali, e ninguem percebe que não passa de amuntuados de pessoas que não entendem de lei ou julgamento, julgando os outros! E o pior, eles jungam eles mesmo!!! Hahahaha.... Piada... Alguem já viu CPI fazendo algo concreto para o pais? A midia dá enfese a estas poucas vergonhas, entrevistando esse pessoal que compoe essas CPI´s e eles são gratos pela exposição na mídia para posterior reeleição! Será que ninguem percebe isso... Qual o absurdo que disse o Brigadeiro? Nenhum... Segurança é segurança! Se obrigam o avião presidencial, deveriam obrigar aviões comerciais tb...

Conheça os produtos da Jurid