Ações que apuram escândalo dos maquinários em MT estão suspensas

Primeira ação tramita na Justiça Federal e a segunda, na esfera estadual; As duas ações são decorrentes dos mesmos fatos

Fonte: STJ

Comentários: (0)




O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu o andamento de ação popular e ação civil pública por ato de improbidade administrativa que tratam de supostas irregularidades em licitações no estado de Mato Grosso. A primeira ação tramita na Justiça Federal e a segunda, na esfera estadual.


Ao analisar conflito positivo de competência apresentado pela Cotril Máquinas e Equipamentos, o ministro observou que, aparentemente, as duas ações são decorrentes dos mesmos fatos. Por cautela, Napoleão Nunes Maia Filho suspendeu, provisoriamente, as duas ações para evitar decisões conflitantes e atos com vícios que possam levar à declaração posterior de nulidade.


A suspensão vale até que a Primeira Seção do STJ julgue o mérito do conflito de competência, ou seja, decida qual juízo deve julgar o caso. Não há data definida para esse julgamento. Com essa decisão, também ficam suspensos todos os efeitos de decisões proferidas nesses processos.


As supostas irregularidades em licitações apuradas na ação popular e na ação de improbidade administrativa ficaram conhecidas em Mato Grosso como “escândalo dos maquinários”. Calcula-se que foram desviados dos cofres públicos R$ 44 milhões.


CC 127097

Palavras-chave: Ações Escândalo Maquinários Mato Grosso Suspensão Licitações

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/acoes-que-apuram-escandalo-dos-maquinarios-em-mt-estao-suspensas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid