Os impactos da repercussão de crimes transformados em filmes serão debatidos no canal TVIAB, na quinta

Os impactos da repercussão de crimes transformados em filmes serão debatidos no canal TVIAB, na quinta.

Fonte: Enviado por Fernanda Pedrosa

Comentários: (0)




A reação da opinião pública a um filme ou uma série sobre um crime de grande repercussão pode influenciar na sentença? Com as plataformas de streaming aumentando as suas produções sobre casos judiciais que ainda estão em andamento, esta é uma das questões que serão debatidas por advogados e um documentarista no webinar sobre Casos criminais reais nas telas: impactos e controvérsias, que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará na próxima quinta-feira (18/11), às 10h, no canal TVIAB no YouTube. Entre os participantes estará o jornalista e documentarista Emilio Gallo, produtor executivo do filme Histórias de Arcanjo - um documentário sobre Tim Lopes, vencedor do prêmio de melhor longa-metragem documentário no Festival do Rio 2013.


Também participará do debate o advogado criminalista Renato Neves Tonini, membro da Comissão de Direito Penal do IAB, que defendeu da acusação de tráfico de drogas João Guilherme Estrella, cuja história foi retratada no livro Meu nome não é Johnny, transformado no filme protagonizado pelo ator Selton Mello. A mestre e doutora em Direito pela PUC-SP Ana Victoria de Paula Souza vai falar sobre o seu canal no YouTube chamado Direito e Cinema, onde comenta filmes sobre investigações criminais e julgamentos em tribunais. Dos debates, que serão mediados pelo presidente da Comissão de Direito Penal, Marcio Barandier, também participará a criminalista Carolyne Albernard. O evento será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez.


Aos estudantes de Direito que participarem do webinar serão concedidas duas horas de estágio pela OAB/RJ. A participação é gratuita. Para ter direito ao certificado, o estudante terá que enviar, durante o evento, para o e-mail inscricoes@iabnacional.org.br, o nome completo e o código que será disponibilizado no chat da transmissão. Não serão aceitas solicitações feitas após o encerramento do webinar.


Veja a programação completa:


18/11 (quinta-feira) – 10h – canal TVIAB no YouTube


Webinar Papo com o IAB


Tema: Casos criminais reais nas telas: impactos e controvérsias


Abertura


Rita Cortez, presidente nacional do IAB


Palestrantes


Ana Victoria de Paula Souza, mestre e doutora em Direito pela PUC-SP e professora da Ucam


Renato Neves Tonini, mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam) e membro da Comissão Permanente de Direito Penal do IAB


Emilio Gallo, jornalista e documentarista


Carolyne Albernard, pós-graduada em Processo Penal pela Uerj e em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e membro da Comissão Permanente de Direito Penal do IAB


Mediador


Marcio Barandier, presidente da Comissão Permanente de Direito Penal do IAB

Palavras-chave: Impactos Repercussão Crimes Transformados Filmes Debate Canal TVIAB Youtube

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/os-impactos-da-repercussao-de-crimes-transformados-em-filmes-serao-debatidos-no-canal-tviab-na-quinta

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid