Advocacia pro bono

07 de julho é o dia do voluntário social. Advocacia voluntária é tema de entrevista da semana do site meuadvogado.com.br

Fonte: Meu Advogado

Comentários: (8)




Voluntário é a pessoa que motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.

 

A seguir, entrevista no site MeuAdvogado com Dr. Marcos Roberto Fuchs, diretor-executivo do Instituto Pro Bono.


Meu Advogado: Em linhas gerais, qual a diferença entre a atuação do advogado como voluntário e pro bono?


Dr. Marcos: A tradução literal da expressão latina  pro bono é "para o bem".  O trabalho pro bono caracteriza-se como uma atividade gratuita e voluntária. O que diferencia o voluntariado da atividade pro bono, entretanto, é que esta é exercida com caráter e competências profissionais, mantendo, ainda sim, o fato de ser uma atividade não remunerada.


A advocacia pro bono, significa, portanto, advocacia para o bem. E pode ser definida como a prestação gratuita de serviços jurídicos na promoção do acesso à Justiça.


Ela não deve ser confundida com a assistência jurídica pública gratuita, prevista na Constituição Federal (artigo 5º, inciso, LXXIV e artigo 134).


M.A: Existe uma capacitação necessária para que o advogado realize trabalho pro bono?


Dr. Marcos: Embora não haja exigência legal de capacitação, O Instituto Pro Bono promove palestras, seminários e também um curso de capacitação em Direito do Terceiro Setor aos advogados e estudantes.

 

 

Clique aqui para ler a entrevista completa.

 

 

O site meuAdvogado possui um espaço para divulgação de artigos jurídicos escritos por advogados. Caso deseje publicar seus artigos, cadastre-se gratuitamente e envie para conteudo@meuadvogado.com.br

Palavras-chave: Advocacia Pro bono; Entrevista; Marcos Roberto Fuchs; MeuAdvogado; Voluntário

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/meu-advogado/advocacia-pro-bono-2011-07-07

8 Comentários

Sebastião Francisco Garcia Fernandes Bel em direito08/07/2011 10:39 Responder

É tudo bem vindo, no que se trata socialmente falando, as obras tem de aparecer.

WAGNER ADVOGADO CRIMINAL08/07/2011 11:25 Responder

AH!!!!EU PENSEI QUE FOSSE UM TIPO DE ADVOCACIA PARA O VOCALISTA DO U2- O BONO!!!SERÁ QUE ELE ANDOU APRONTADO ALGUMAS AQUI NO BRASIL E PRECISA DE ALGUMA DEFESA ESPECIAL???(AGORA É SÓ ESPERAR OS OUTROS COLEGAS ME DAREM BRONCA!!!)

celina almeida advogada 09/07/2011 10:37

ehehehehehe

LUIS PAULO ADVOGADO08/07/2011 13:22 Responder

KKKK BOA!! BOM HUMOR NÃO FAZ MAL A NINGUÉM

Luiz Gustavo curioso08/07/2011 16:53 Responder

Tem um advogado la na Irlanda que somente advoga pro bono e ainda ganha um dinheirao... Ele advoga pro Bono Vox...hehehe!

WAGNER ADVOGADO CRIMINAL11/07/2011 11:10 Responder

VALEU COLEGAS, ENTÃO COMO NINGUÉM ME DEU BRONCA, VOU ATÉ Á IRLANDA BATER UM PAPINHO COM O BONO ...SE ELE PRECISAR DE ALGUMA DEFESA, FAREMOS JUNTOS E DIVIDIMOS OS HONORÁRIOS. ALIÁS O COLEGA DR. LUIS PAULO TEM RAZÃO.UM POUCO DE HUMOR, REALMENTE NÃO FAZ MAL A NINGUÉM E NÃO QUIS FALTAR COM O RESPEITO À NOSSA PROFISSÃO QUE É TÃO CORRIDA.ENQUANTO NÃO ADVOGAMOS PARA O BONO VOX, VAMOS TRABALHAR POR AQUI MESMO.VALEU COLEGAS E UM ABRAÇO A TODOS...

Neusa Lanzarini da Rosa advogada11/07/2011 18:41 Responder

É verdade, como seria bom advogar pro bono, BONO VOX é claro, pois a nossa profissão é muito \\\"INGRATA. Trabalhamos tanto, mas tanto, que nunca temos tempo pra nos mesmos. A compensação. nem se fala. . . . .. .. . Bjos a todos.

Ricardo Steinhorst Kraetzig Advogado12/07/2011 10:12 Responder

Embora o bom humor seja salutar, cremos pessoalmente que é necessário e importante registrar perante a sociedade que nossa classe além de exercer atividade social per si, ainda o faz de forma realmente gratuita, pelo simples desejo de atuar \\\"para o bem\\\". Nossa classe já é muito desvalorizada, entendemos que caiba a nós (aqui, sem críticas a nenhum colega) enaltecê-la e valorizá-la. Advocacia \\\"pro bono\\\" é filantropia pura.

conceição araujo sua profissão19/07/2011 2:33 Responder

eu estou é chateada, vi um macaco na televisão, fazendo uma cama com palhas de bananeiras, deitar-se colocar uma perna por sobre a outra e cruzar as mãos debaixo da cabeça . só faltou cantar uma música caipira, pra ser igual a mim. agora estou com medo de encontrá-lo na minha faculdade, lendo a obra de marsilio de pádua.

MARCOS GERVAL RIBAS ADVOGADO 29/07/2011 13:18

QUE ADIANTA PRO BONO SE O JUIZ JULGA SEGUNDO OS SEUS INTERESSES FINANCEIROS....SÓ NÓS TEMOS QUE TBALHAR PARA O BEM? OPS..ACHO QUE FUGI DO ASSUNTO..

Conheça os produtos da Jurid