Será que você sabe fazer networking?

Dicas da colunista Lisandra Thomé.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

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Antes de entrar para um grupo do networking profissional do qual faço parte – o BNI, eu tinha uma noção equivocada sobre como fazer networking. Como a maioria das pessoas, eu acreditava que fazer networking consistia simplesmente em comparecer a eventos, se apresentar a pessoas e trocar cartões de visitas (os quais, na maioria das vezes, ficavam esquecidos no fundo de uma gaveta).


Eu te pergunto: Qual a probabilidade de você desejar contratar ou referenciar uma pessoa que você mal conhece e que somente viu uma vez, trocou aperto de mão e cartões de visitas? Acho que provavelmente nenhuma, né?


O networking pode ser uma poderosa ferramenta para fazer novos negócios, conseguir aquela nova oportunidade de emprego ou a tão sonhada recolocação profissional. O problema é que a maioria das pessoas recorre ao networking de forma equivocada (e eu me incluía nessa parcela), ativando a rede somente quando estão precisando de alguma coisa (o que muitas vezes passa a impressão de mero interesse), não gerando resultados efetivos.


Uma das maiores premissas para a construção de uma boa network é que você a construa antes de precisar de alguma coisa e a mantenha sempre forte.


Especialistas no assunto, como o Dr. Ivan Misner, PhD, autor da obra “Networking Like a Pro: Turning Contacts into Connections”, e presidente da maior organização mundial de networking, a Business Network International (BNI), diz que para fazer networking efetivo você deve primeiro buscar se relacionar verdadeiramente com pessoas e se interessar genuinamente pelo que elas fazem, oferecendo-se para ajuda-las primeiro. Diz o Dr. Misner: “Você deve sempre pedir a contatos novos que falem sobre um desafio profissional que eles estejam enfrentando. Com isso, você pode conhecer alguém que pode ajudar, e isso é o começo de um relacionamento.”


Assim, para a construção de um bom networking é necessário se atentar a algumas premissas básicas:


1.Invista em ganhar credibilidade


Antes de focar em fazer uma venda imediata, preocupe-se em se tornar conhecido e confiável para os outros. De que adianta você ser especialista em alguma área se ninguém o conhece o suficiente para pensar em ligar para você ou te referenciar para outra pessoa? Para isso, busque construir relacionamentos verdadeiros e duradouros a longo prazo com os seus contatos, preocupando-se, em primeiro lugar, em ajuda-los a melhorar os seus negócios a fim de que essas pessoas se sintam compelidas a lhe ajudar depois.

Criando uma imagem positiva para si próprio você poderá atrair boas oportunidades de negócios.


2. Utilize as redes sociais para fortalecer conexões


Apesar de poderem ser consumidores de tempo, as redes sociais, como o LinkedIn e o Facebook, podem ser muito úteis para manter suas conexões fortalecidas. Por isso, separe entre 10 a 15 minutos do seu dia para efetivamente trabalhar em suas conexões virtuais postando links de artigos e notícias relevantes para a sua rede e que demonstrem que você é uma pessoa bem engajada em assuntos relacionados à sua especialidade.


Outra forma de manter-se relacionado com as suas conexões é publicando artigos ou postando opiniões relevantes em artigos compartilhados a fim de se manter na mente das pessoas que estejam em sua rede.


3. Contato pessoal é importante


Não deixe com que a correria do dia-a-dia seja uma desculpa para você não ter tempo para manter contato pessoal com as pessoas. Apesar de as redes sociais facilitarem, e muito, a conexão entre as pessoas, o relacionamento virtual não é suficiente. Por isso, separe um tempo na sua agenda para fazer reuniões presenciais com alguns de seus contatos virtuais mais recentes e com pessoas com as quais você já se relaciona a fim de manter as relações estreitas. Busque conhecer essas pessoas e se interesse genuinamente pelo que elas fazem.


4. Conheça o seu público-alvo


Conhecer o comportamento humano e saber quais são os desejos e as necessidades do seu público-alvo deve fazer parte da sua estratégia de construção do seu relacionamento com ele.


Quando você demonstra conhecer quais são os desejos e as necessidades do seu público você cria conexão e gera confiança, fazendo com que as pessoas lembrem de você quando precisarem de um especialista naquele assunto.


Sendo assim, observe a sua plateia e busque sempre fazer uma abordagem pessoal, trazendo alguma sugestão ou solução para alguma necessidade que você identifique.


Acredito que colocando algumas dessas dicas em prática você já perceberá mudanças significativas na construção da sua network.


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Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Networking Investimento Credibilidade Redes Sociais Fortalecimento Conexões Público-Alvo

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