6 Dicas para Organizar uma Agenda de Trabalho e Conseguir mais Produtividade

Um dos fatores mais importantes para ser bem sucedido é ter uma agenda organizada e conseguir ser mais produtivo no trabalho.

Fonte: Lisandra Thomé

Comentários: (0)




Um dos fatores mais importantes para ser bem sucedido é ter uma agenda organizada e conseguir ser mais produtivo no trabalho. Conseguir ser organizado com relação a suas tarefas e seus compromissos do dia a dia trazem muitos benefícios, pois quando você se torna mais produtivo, você começa a ter mais realização pessoal, pois passa a ter mais tempo para estar com as pessoas que gosta e para fazer o que lhe dá prazer; mais realização profissional, pois passa a obter melhores resultados no trabalho e, mais realização financeira, pois com melhores resultados no trabalho, você obtém mais reconhecimento e, consequentemente, uma promoção no trabalho ou mais clientes satisfeitos com você. E, no final das contas, o resultado de tudo isso é mais qualidade de vida.


Pessoas desorganizadas geralmente vivem uma vida de caos, pois estão sempre na correria e atoladas de coisas para fazer. Vivem com a sensação de que não conseguem aproveitar bem o dia para realizar todos os seus compromissos e no final das contas não obtém grandes resultados do seu trabalho.


Então, para tentar te ajudar a ser uma pessoa mais produtiva e aproveitar o seu dia gerando mais resultados no seu trabalho eu preparei algumas dicas de como organizar uma agenda de trabalho.


1º Tenha objetivos e metas bem definidos - Antes de qualquer coisa, para ser bem sucedido na carreira você precisa ter seus objetivos bem definidos e ter um planejamento de metas que você precisará alcançar para conquistar o que deseja.


Após você ter definido o retrato que você quer para a sua vida e sua carreira e ter feito o seu planejamento de metas, você poderá organizar a sua agenda com as tarefas diárias que vai precisar realizar para conseguir conquistar o que almeja.


2º Estabeleça um modelo de agenda – É muito importante que você anote os seus compromissos e tarefas diárias, mas o modelo de agenda vai depender muito da preferência de cada um.  Você pode optar por ter uma agenda de papel ou um bloco organizado de notas ou uma agenda online. A forma não importa. Adote a que você preferir e combinar melhor com o seu estilo. O importante é você ter uma agenda para anotar os seus compromissos e carregá-la sempre com você.


3º Tenha uma agenda centralizada – Mantenha todas as suas informações numa única agenda, pois assim você, além de otimizar o seu tempo, se mantém organizado com relação a seus compromissos e não corre o risco de esquecer de realizar alguma tarefa.


4º Mantenha a sua agenda atualizada – Anote todos os seus compromissos (reuniões, encontros, contas a pagar, telefonemas a dar, almoços e etc.) e as tarefas a fazer na sua agenda. Não mantenha compromissos e tarefas a fazer na memória. Toda hora que você tem que acessar o seu cérebro para se lembrar de coisas que tem que fazer você acaba consumindo muita energia. Guarde a sua energia para criar e para aprender coisas novas.


5º Priorize as tarefas que são importantes - Existem dois tipos de tarefas: as de produção, que são aquelas que realmente precisam ser feitas para te levar aos resultados que almeja, e as tarefas de ocupação, que são aquelas que você acaba tendo que realizar no seu dia a dia, mas que não te geram grandes resultados.


Sendo assim, as tarefas de produção são as mais importantes e o ideal é que você tenha entre 4 a 5 tarefas de produção por dia e que você tente realizá-las com a máxima prioridade durante o seu dia e se puder, que estejam logo no início do seu dia.


6º Organize a sua agenda de um dia para o outro - Ao final de cada dia faça um planejamento das tarefas de produção e de ocupação que deverão ser realizadas no dia seguinte, tentando sempre priorizar as tarefas de produção.


Temos só 24 horas por dia para realizarmos as nossas atividades diárias. Então, para que você consiga ser mais produtivo, ter maiores resultados e mais qualidade de vida, o ideal é você ter uma agenda organizada e adotar hábitos de profissionais de alta performance. Pessoas que conseguem usar o seu tempo com mais qualidade alcançam uma vida mais equilibrada.


Assim, adotando essas dicas para o seu dia a dia, você já vai estar dando alguns passos para se tornar um profissional de alta performance e com isso poder: gerar maiores resultados, aumentar a sua rentabilidade, aumentar a sua autoestima, aumentar o seu nível de conhecimento e alcançar mais plenitude em todas as áreas da sua vida.


Lembre-se: Produtividade não significa trabalhar mais. Trabalhar mais não significa trabalhar melhor. Produtividade significa fazer as mesmas coisas em menos tempo e com maior qualidade!


Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.


Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Organização Agenda de Trabalho Produtividade Benefícios Realização Pessoal

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/lisandra-thome/6-dicas-para-organizar-uma-agenda-de-trabalho-e-conseguir-mais-produtividade

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid