Turma isenta CEF de multa por atraso devido à burocracia

A CEF foi isenta de multa por ter atraso mais de 200 dias para cumprir sentença judicial em razão da burocracia cartorária

Fonte: TRF da 1ª Região

Comentários: (2)




A 6.ª Turma do TRF/ 1.ª Região negou provimento a apelação que objetivava pagamento de multa diária pela Caixa Econômica Federal (CEF), que se teria atrasado em mais de 200 dias para cumprir a sentença proferida em execução de título judicial.


O relator, juiz federal convocado Vallisney de Souza Oliveira, seguiu a orientação jurisprudencial da Turma de que “em se tratando de pessoas jurídicas de direito público, cujos agentes se encontram vinculados ao princípio da legalidade, (...) somente se legitima a cominação de multa, como mecanismo indireto de obrigá-las ao adimplemento, se houver indícios de resistência injustificada, hipótese inocorrente no caso em exame”.


O relator entendeu ainda que os elementos dos autos revelam que a CEF estava lutando contra impedimentos no cumprimento da sentença provocados pela própria autora, e também pela burocracia cartorária.


A 6.ª Turma decidiu então, por unanimidade, negar provimento à apelação.

 

Palavras-chave: Multa; Atraso; Burocracia cartorária; Instituição financeira; Execução; Decisão judicial

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/turma-isenta-cef-de-multa-por-atraso-devido-a-burocracia

2 Comentários

LIVIO SERGIO LOPES LEANDRO ADVOGADO30/07/2012 20:26 Responder

DECRETO-LEI Nº 759, DE 12 DE AGOSTO DE 1969. Art 1º Fica o Poder Executivo autorizado a constituir a Caixa Econômica Federal - CEF, (...), dotada de personalidade jurídica de direito privado. Considerá-la com pessoa jurídica de direito público é um privilégio ilegal. Cabe embargos declaratórios.

TECIO analista de sistema01/08/2012 4:57 Responder

...E AI VAI UMA PERGUNTA: POR QUÊ SEMPRE E SEMPRE ESTES BANCOS OFICIAIS, BEM COMO OS ORGÃOS PUBLICOS: O PODER JUDICIÁRIO \\\"DAR SEMPRE UM JEITINHO\\\" PARA LIVRAR OS MESMOS DAS MULTAS, E O PIOR APLICADO PELA MESMA JUSTIÇA ???? OU É SÓ ENGANAÇÃO ????

Conheça os produtos da Jurid