Turma analisa recurso contra deputado condenado por trabalho degradante

O acórdão regional noticiou que os empregados da fazenda do deputado encontravam-se em condições sub-humanas, degradantes, humilhantes, em total desrespeito às garantias mínimas de trabalho

Fonte: TST

Comentários: (1)




A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) não conheceu do recurso do Ministério Público do Trabalho que pretendia condenar o deputado federal I.G.O., por ter submetido empregados de sua fazenda no Maranhão a trabalharem em condições análogas às de escravo.


Em decisão anterior, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) condenou o deputado a pagar indenização por dano moral coletivo a um grupo de 53 trabalhadores que eram submetidos a trabalho em condições degradantes em sua fazenda no Maranhão. O valor da indenização foi arbitrado em R$ 130 por dia trabalhado para cada trabalhador, observado o limite de R$ 10 mil por trabalhador.


O acórdão regional noticiou que os empregados da fazenda do deputado encontravam-se em condições sub-humanas, degradantes, humilhantes, em total desrespeito às garantias mínimas de trabalho, como residir em moradias coletivas, sem sanitários e tendo de pagar por seus próprios equipamentos de proteção individual, como as botas. Mas no entendimento Regional, isso "por si só, não é suficiente para caracterizar a condição análoga à de escravo".


O Ministério Público defendia também a condenação do deputado por trabalho em condições análogas às de escravo, mas a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu do seu recurso contra a decisão regional, em sessão realizada nesta quarta-feira de nesta quarta-feira (12), com o entendimento que qualquer decisão contrária à adotada pelo Regional exigiria o reexame dos fatos e provas do processo, o que não é permitido nesta instância recursal.


Na decisão, o relator, ministro Lelio Bentes Corrêa, ficou vencido quanto ao acolhimento da preliminar da negativa de prestação jurisdicional.

 

 

Palavras-chave: Deputado; Condenação; Trabalho Degradante; Empregados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/turma-analisa-recurso-contra-deputado-condenado-por-trabalho-degradante

1 Comentários

J Francisco Auditor Fiscal da RFB14/12/2012 21:14 Responder

Esse Deputado misterioso seria o Sr. Inocêncio Gomes de Oliveira? Esse deputado envergonha o povo pernambucano. O curioso é que em Pernambuco, há algum tempo, apareceram out doors onde, supostos amigos de IGO, agradeciam pelo primeiro emprego. Será que algum era na fazendola do moço?!!!!

Conheça os produtos da Jurid