Tiririca poderá fazer ditado e leitura

Porém poderá negar-se a fazer o exame, pois a lei penal estabelece que ninguém é obrigado a produzir prova contra si.

Fonte: Espaço Vital

Comentários: (4)




A Justiça Eleitoral convocará o humorista Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, para a realização de um ditado e a leitura de um texto simples para verificação da condição de alfabetizado.


Segundo o juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, a medida servirá para que "o Juízo possa analisar melhor a defesa apresentada pelo humorista na ação penal".


O juiz afirmou que Tiririca poderá se recusar a comparecer à audiência para realização dos testes ou negar-se a participar deles, pois "a lei penal estabelece que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo".


Tiririca foi acusado pelo Ministério Público de entregar à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e bens.


A denúncia levou à abertura de uma ação penal sob a acusação da prática de falsidade ideológica contra o humorista, eleito deputado federal no último dia 3.


Silveira afirmou que se Tiririca comparecer à audiência de testes serão tomados cuidados para evitar constrangimentos ao humorista.


De acordo com o juiz, a audiência deverá contar com a presença do promotor responsável pela causa, do advogado do humorista e do perito que já elaborou um laudo no caso.


A perícia já apresentada no processo levanta a suspeita de que a declaração de alfabetização de Tiririca entregue à Justiça Eleitoral não foi redigida por ele.


Silveira disse que na audiência o perito deverá pedir que Tiririca escreva um texto para a obtenção de material gráfico, para a eventual realização de novas perícias.


Em seguida, o magistrado pretende solicitar que o humorista aceite realizar um ditado com palavras simples.


Na última parte da audiência, o juiz pedirá que Tiririca faça a leitura de um texto de baixa complexidade.


Segundo Silveira, a audiência poderá ser decisiva, uma vez que antes do início da fase de depoimentos de testemunhas ele terá oportunidade de decidir pela absolvição sumária de Tiririca ou pela continuidade da causa.


Na segunda-feira (25), o humorista apresentou defesa em que admitiu ter tido a ajuda da mulher para escrever a declaração de alfabetização entregue à Justiça Eleitoral.

Palavras-chave: Tiririca Exame Lei Penal Ditado Leitura

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tiririca-podera-fazer-ditado-e-leitura

4 Comentários

clarita Bel30/10/2010 13:43 Responder

A justiça é tão lenta que o Tiririca já teve tempo suficiente para aprender a ler e escrever, pelo menos é o que se imagina que alguem nesta situação faria.

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO 30/10/2010 14:25

Srª Clarita-Bel- Concordo plenamente, com sua tese, e ainda mais, a justiça anda de Ré, agora, ele o Tiririca, pode não ter tido oportunidade antes, mais entendo ser ele bem esperto, e criativo, daí não poderá ser um bom parlamentar, sendo bem assessorado? Então sugiro \\\"vai lá e arrebenta Tiririca\\\", no teste com o Juiz, com todo respeito, por todos, é claro. Obr.

josé giovannetti advogado30/10/2010 22:51 Responder

O caso não é de brincadeira, é sim de procurar, encontrar e analisar a prova feita pelo \\\"JURUNA\\\" quando ele foi eleito Deputado Federal. Não encontrarão essa prova, esse teste de analfabetísmo, porque do JURUNA nada foi exigido.

Alindi autônoma01/11/2010 1:43 Responder

Se em todo esse tempo em que o Tiririca tá na mídia, depois do sucesso Florentina, sendo que já adquiriu uma situação financeira boa, já deveria ter aprendido a ler e escrever a muito tempo. Nem quero imaginar quando ele terá que assinar documentos importantes sem sabet ler. É bom que ele tenha assessores muito fiéis e competentes.

Maria do Socorro Gomes Vieira Machado Psicanalista Clínico01/11/2010 15:51 Responder

Entendo que é necessário um grau de escolaridade para engressar um gargo letivo. Entendo também que se o político tem um cérebro que sabe ouvir, entender e falar tem capacidade para desenvolver suas funções políticas desde que seja flexivo a ajudas especialmente, assessoramento de assessoria competente e honesto. Até porque o nosso país ainda predomina um percentual alto de analfabetos. Porque não um representante para essa classe?

Conheça os produtos da Jurid