Supremo libera inquérito de senador à CPI do Cachoeira e a Conselho de Ética

STF liberou o inquérito aberto para investigar a relação do deputado e do empresário Cachoeira referente a Operação Monte Carlo

Fonte: G1

Comentários: (0)




Com base em precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski liberou nesta sexta-feira (27) o inquérito que relata atividades suspeitas do senador Demóstenes (ex-DEM-GO) à CPI instalada nesta semana para investigar a relação do empresário Cachoeira, preso desde fevereiro por exploração de jogos ilegais e outros crimes, com parlamentares.


Lewandowski também autorizou o Conselho de Ética do Senado a ter as informações sobre o parlamentar, contidas nos trabalhos da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. O deferimento foi feito a pedido do presidente da CPI, senador V.R. (PMDB-PB).


A Comissão de Ética da Câmara também terá acesso ao inquérito para tratar dos casos dos deputados C.A.L. (PSDB-GO) e S.J. (PP-GO), envolvidos com Cachoeira. Lewandowski, no entanto, manteve o caráter sigiloso do inquérito, o que deverá ser respeitado pelas comissões.


O senador Humberto Costa (PT-PE), responsável pelo relatório sobre o colega Demóstenes (sem partido-GO) no Conselho de Ética do Senado, prometeu entregar o texto na próxima quinta-feira (3). Ele poderá solicitar abertura do processo contra o senador ou o arquivamento do pedido.


A defesa de Demóstenes foi entregue por seu advogado na noite de quarta-feira (25) e alega que a representação no Conselho de Ética leva em conta apenas reportagens publicadas na mídia e, por isso, deveria ser encerrada. O parecer do petista pode ser votado no dia 8 de maio.

Palavras-chave: Liberação; Inquérito; Investigação; Jogo ilegal; relação; Política; Corrupção; Exploração; Operação; Monte carlo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/supremo-libera-inquerito-de-senador-a-cpi-do-cachoeira-e-a-conselho-de-etica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid