STF impede Congresso de analisar vetos dos royalties

Congresso não analisará os vetos da presidente à lei que redistribui os royalties petróleo aos estados

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (2)




O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (17), em decisão liminar, que o Congresso Nacional não analise os vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei nº 12.734/12, que redistribui os royalties  do petróleo a todos os estados.


O Congresso se reuniria nesta terça-feira (18) para analisar os vetos. Porém, segundo a decisão do ministro, o pedido de urgência aprovado para a matéria na quarta-feira (12) é inconstitucional, pois seria necessário votar primeiro, em ordem cronológica, os mais de três mil vetos presidenciais que ainda estão pendentes de deliberação do Congresso. Há vetos que já completaram 10 anos sem análise.


“Com isso, não será possível apreciar o veto nesta terça-feira, como estava programado”, disse no Salão Verde o deputado Alessandro Molon (PT), da bancada do Rio de Janeiro – estado produtor de petróleo que é contra a divisão dos recursos dos royalties também com os estados não produtores, como prevê a nova lei. Molon é autor da ação que foi objeto da liminar do STF.


De acordo com Molon, é preciso que haja uma regra clara sobre como os vetos são analisados pelo Congresso, para não existir insegurança jurídica. Ele lembrou que, pela Constituição, há um prazo de 30 dias para análise dos vetos que não está sendo respeitado.


O presidente do Congresso Nacional, José Sarney, anunciou que recorrerá da decisão do Supremo, com o objetivo de tentar manter a reunião que estava prevista para esta terça-feira. Para isso, deverão ser usados um pedido de reconsideração e um agravo de instrumento.

Palavras-chave: Lei dos royalties; Vetos; Análise; Congresso Nacional; Impedimento; Supremo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-impede-congresso-de-analisar-vetos-dos-royalties

2 Comentários

Floriano Queiroz de Oliveira Contador23/12/2012 23:17 Responder

A meu ver a liminar concedida pelo ministro do STF, inviabilizando o veto do presidente quanto a distribuição dos Royalties do petróleo é incostitucional. Interfere diretamente nos poderes da república, cabe ao Congresso Nacional decidir quanto a legislação. Se há mais de tres mil vetos a serem analizados cabe a Casa Legislativa decidir de que forma o fara, se vai analisar um a um, em bloco, ou não, a casa decide, inclusive quanto ao tempo, prescrição, etc. Não cabe a um dos poderes interferir no outro.

Raymundo Aministrador de Empresas25/12/2012 14:56 Responder

Na minha opinião, como já ocorreu por diversas vezes, o STF tem e tem tido um papel importante para a sociedade, quando no uso de suas prerrogativas, votam em matéria concernentes ao congresso. Portanto, este é sim, um dever do STF, em tomar medidas para dar respostas que busque atender as demandas da sociedade e, um euquilíbrio nos desvarios do congresso.

Conheça os produtos da Jurid