Serra diz que enchente em SP é "culpa da natureza que se rebela"

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), culpou a natureza pelo caos vivido em São Paulo nesta terça-feira em decorrência das chuvas.

Fonte: Folha Online

Comentários: (3)




O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), culpou a natureza pelo caos vivido em São Paulo nesta terça-feira em decorrência das chuvas. "É culpa da natureza que se rebela. Temos que rezar para que isso não se repita", disse o governador.

Citando reportagem publicada na Folha desta quarta-feira, Serra afirmou que as enchentes e os alagamentos são "efeitos negativos inevitáveis das 24 horas em que mais choveram desde 1963" em uma cidade de solo bastante impermeabilizado.

De acordo com a reportagem, São Paulo registrou o maior volume de chuva em um período de 24 horas desde que a medição começou a ser feita, em 1963 --segundo projeção feita ontem pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o acumulado de chuva entre as 9h de ontem e as 9h de hoje.

Sobre as obras de ampliação da marginal Tietê, o governador afirmou que não acha que elas tenham tido influência no transbordamento do rio, ocorrido nesta terça.

"As obras não tiram 1 m2 de permeabilidade do solo. Todas as árvores que foram retirada dali [ dos canteiros da marginal para a construção de novas faixas] foram plantadas em outro local, inclusive em maior número", disse.

Sobre a proposta do professor da Unicamp Roberto Watanabe, que afirmou à Folha que as marginais não deviam existir, Serra foi irônico:

"Destruir as marginais? E o pessoal vai andar de burrinho para ir até Guarulhos? As marginais são uma realidade. Se o tempo voltasse para 50 anos atrás poderíamos ter prevenido, em termos ideais tudo poderia ter sido prevenido se a história pudesse ser refeita", disse.

O governador disse ainda que sua gestão é a que mais investe em transporte de trilhos, que é a "mais permeabilizadora das opções de transporte".

Serra ressaltou ainda que obras novas, como o Rodoanel, são "impecáveis" no aspecto ambiental. "Não há governo com mais preocupação ambientalista que o nosso", disse.

Palavras-chave: enchentes

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/serra-diz-que-enchente-em-sp-culpa-natureza-que-se-rebela

3 Comentários

Ana Maria advogada10/09/2009 11:32 Responder

SE O NOSSO GOVERNADOR JÁ PENSA ASSIM COM RELAÇÃO Á ESSA TRAGÉDIA QUE ACONTECEU EM SÃO PAULO MATANDO INCLUSIVE CRIANÇAS, O QUE ELE VAI FAZER COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA "CASO" SEJA ELEITO??ISSO É COISA QUE SE DIGA DIANTE DO CÁOS QUE VIROU SÃO PAULO??POR ACASO ELE MORA EM ITAQUERA OU TRABALHA PERTO DO CEAGESP QUE TEVE UM PREJUÍZO ENORME COM PERDA DE MERCADORIAS??NÃO TEM JEITO. POLÍTICO É TUDO IGUAL MESMO....NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA GOVERNAR E JOGA A CULPA ONDE NÃO DEVE....COMO ATUANTE A SÉCULOAS NA VIDA PÚBLICA, NÃO SABE QUE SÃO PAULO CRESCEU DE FORMA DESORDENADA???UMA GOTA QUE CAI EM SÃO PAULO, A CIDADE PÁRA.A ENCHENTE PÁRA AS MARGINAIS, OS CÓRREGOS, MAS NÃO ATNGE OS BAIRROS NOBRES DA CIDADE, OU ALGUÉM JÁ FALOU DE ALAGAMENTO NA RUA OSCAR FREIRE???OU QUE CAIU O TETO DE ALGUM SHOPPING???NO ANO QUE VEM, JÁ VAMOS TER ELEIÇÕES.É MELHOR REFLETIR BEM SOBRE VOTAR.EU NÃO PERCO MAIS MEU TEMPO EM VOTAR PARA ESSA CORJA QUE VAI SE CANDIDATAR.NÃO VALE A PENA PORQUE INFELIZMENTE O NOSSO BRASIL ESTÁ PODRE!!!

Lamounier Gama Pedagogo10/09/2009 18:45 Responder

Tucano é tudo igual,sempre passa a culpa prá os outros e gosta muito é de privatizar, em fim a bandeira do psdb/demos é isso mesmo! porque não buscam emprego de vendedor em lojas de atacado e varejo? Ah; vendem muito barato né!

Leopoldo Luz advogado13/09/2009 16:35 Responder

Diferente do povo, não se manipula a natureza por palavras.

Conheça os produtos da Jurid