Senado aprova PEC do Trabalho Escravo

Proposta determina a expropriação de imóveis onde seja constatada a exploração de trabalho análogo à escravidão

Fonte: Senado Federal

Comentários: (0)




Por unanimidade, o plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (27) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Trabalho Escravo, que determina a expropriação de imóveis urbanos e rurais onde seja constatada a exploração de trabalho análogo à escravidão.


Dessa forma, as propriedades em que esse tipo de crime for registrado poderão ser tomadas pelo poder público sem nenhum tipo de indenização aos donos e destinadas a programas de reforma agrária e habitação popular. Atualmente, já existe a previsão legal para expropriação de propriedades para casos de produção de substâncias psicotrópicas.


No entanto, a PEC ainda não terá efeito prático porque, durante a votação, os senadores incluíram uma emenda que submete a regulamentação dela a uma lei complementar. A emenda determina que a expropriação será feita “na forma da lei”. Atualmente, um projeto de lei sobre o assunto já está tramitando na Casa, mas ainda não há previsão de votação.


Ainda assim, a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, comemorou a aprovação da PEC. Ela passou o dia no Senado articulando a votação da proposta e disse que ela será agora apresentada na convenção internacional da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que acontecerá na próxima semana.


“Levar essa aprovação para a conferência da OIT é uma sinalização importante do Brasil sobre esse assunto, equivale ao que foi a aprovação do Marco Civil da Internet. Nós vamos ser o primeiro país a ter na sua Constituição a possibilidade de expropriação de bens onde seja encontrado trabalho escravo”, disse a ministra.

Palavras-chave: pec do trabalho escravo direito do trabalho expropriação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senado-aprova-pec-do-trabalho-escravo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid