Senado aprova Lei de Biossegurança

BRASÍLIA - Por 53 votos a favor, dois contra e três abstenções, o plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira o substitutivo do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) que cria a Lei de Biossegurança e dá superpoderes para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTBNBio) decidir sobre produção e pesquisa de transgênicos no país.

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




BRASÍLIA - Por 53 votos a favor, dois contra e três abstenções, o plenário do Senado aprovou na tarde desta quarta-feira o substitutivo do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) que cria a Lei de Biossegurança e dá superpoderes para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTBNBio) decidir sobre produção e pesquisa de transgênicos no país. Foi aprovado também a pesquisa com células-tronco visando a cura de doenças. A célula embrionária a ser utilizada na pesquisa precisa ter no mínimo três anos de congelamento.

Segundo Suassuna, há hoje nos bancos genéticos do país cerca de 20 mil células nessas condições, prontas para serem utilizadas. A argumentação do relator é que, depois de três anos, essas células são jogadas fora.

- É melhor curar a dor de outras pessoas - afirmou Suassuna, fazendo questão de dizer que "não há ninguém mais crédulo e religioso que ele".

Votaram contra o projeto os senadores Heloísa Helena (sem partido-AL) e Flávio Arns (PT-PR). Como o texto foi alterado no Senado, ele precisa ser novamente aprovado na Câmara. A bancada ruralista já anunciou que vai pressionar o governo para transformar o capítulo referente à liberação de transgênicos em medida provisória, o que legalizaria o plantio da soja transgência no Rio Grande do Sul de forma mais rápida.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senado-aprova-lei-de-biosseguranca

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid