São Paulo e Brasília têm mais registros para voto em trânsito

Levantamento final do TSE mostra que 80.494 eleitores se cadastraram. A partir de 5 de setembro, esses eleitores poderão consultar locais de votação.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 80.494 eleitores vão votar fora do domicílio eleitoral no dia 3 de outubro. São Paulo foi a capital que cadastrou o maior número de eleitores para o voto em trânsito: 12.750. Seguida por Brasília com 8.097 e Belo Horizonte com 4.531. Para o segundo turno, 76.528 eleitores fizeram o registro nos cartórios eleitorais do todo o país.

 

O levantamento final dos registros do voto em trânsito foi divulgado pelo TSE nesta segunda-feira (16). Até a noite deste domingo (15), já haviam sido contabilizados 80.450 cadastros realizados entre os dias 15 de julho e 15 de agosto.

 

O voto em trânsito é uma novidade nas eleições deste ano. A alteração na legislação eleitoral, aprovada pelo Congresso, permite ao eleitor que estiver em uma capital de estado ou no Distrito Federal, votar para presidente, desde que tenha feito o registro. A partir do dia 5 de setembro, o eleitor registrado para votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE o endereço da seção de voto em trânsito em que deverá comparecer no dia das eleições.

 

Justificativa
Segundo a legislação, mesmo quem se cadastrou para votar em trânsito tem a possibilidade de justificar, caso não possa ir à seção na data da eleição.

 

A justificativa deve ser entregue em qualquer mesa receptora, inclusive no domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar.

 

Quem votar em trânsito para o cargo de presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas eleições deste ano.

Palavras-chave: Registro Voto Trânsito Eleitores legislação eleitoral

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/sao-paulo-e-brasilia-tem-mais-registros-para-voto-em-transito

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid