Saiba o que está por traz da mudança do nome do facebook

Por Fabio Sartoretto.

Fonte: Fabio Sartoretto

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Por conta dos problemas causados pelo vazamento de centenas de documentos internos da empresa, há uma grande possibilidade de Mark Zuckerberg ter antecipado o movimento para a mudança de seu nome corporativo para Meta. Talvez não, mas o fato é que está mudando o foco para o que denominou como “Metaverso”.


A empresa que era até então conhecida por Facebook, que é o principal produtos atualmente ao lado do Instagram e do WhatsApp, passa a ser representada pelo símbolo “MVRS” na bolsa de valores a partir de 1º de dezembro.


Esta reformulação da marca pode ser parte de um esforço para revisar a reputação do Facebook e virar a página após uma série de pesadelos de relações públicas, incluindo desinformação em suas plataformas, falhas de moderação de conteúdo e revelações sobre o efeito negativo de seus produtos na saúde mental de alguns usuários.


A mudança de nome, que foi anunciada por Zuckerberg durante a conferência de realidade virtual e realidade aumentada da empresa Facebook Connect , alinha-se com seu foco crescente no “metaverso”, que se refere aos esforços para combinar tecnologias de realidade virtual e aumentada em um novo reino online.


Zuckerberg diz que tem “pensado muito sobre nossa identidade ao iniciarmos o próximo capítulo. O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo". A empresa também substituiu sua placa corporativa, que apresentava uma imagem de um "polegar para cima", fora de sua sede na Califórnia, por uma anunciando seu novo logotipo: uma placa azul do infinito.


Quanto ao corpo diretivo, parece que não haverá nenhuma mudança.


O Facebook mostrou uma série de vídeos conceituais que destacaram sua visão para o “metaverso”, como enviar uma imagem holográfica sua a um show com um amigo presente na vida real, sentar-se em torno de mesas de reunião virtuais com colegas remotos ou jogar jogos envolventes com amigos. Também anunciou recentemente que contrataria 10 mil pessoas na Europa para desenvolver o conceito. Vamos aguardar.


Zuckerberg também anunciou que as chamadas do Messenger estão chegando para VR, planos para operar um mercado virtual onde os desenvolvedores podem vender produtos virtuais e uma nova tela inicial no Oculus Quest para tornar o bate-papo e os jogos no mundo virtual mais sociais. Parece que estou assistindo ao filme “O Jogador”.


No caso de anúncios, talvez essa mudança de nome seja interessante, pois usarmos o Facebook Ads para representar campanhas que abrangem também as mídias do Instagram e do WhatsApp trazia muita confusão, não sei se isso mudará, mas talvez usar o nome Meta Ads seja mais assertivo.


*Fabio Sartoretto, diretor executivo da INSIDE Design & Comunicação

Palavras-chave: Reformulação Mudança Nome Facebook Vazamento de Documentos Metaverso

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/saiba-o-que-esta-por-traz-da-mudanca-do-nome-do-facebook

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid