Saiba como a automação de processos pode elevar o potencial da análise e inteligência de dados dos negócios
UiPath lista cinco maneiras como as empresas podem tirar o máximo proveito do BI e da análise de dados gerados ou capturados pelo negócio.
São Paulo, 18 de Outubro, 2021 - Mais de uma década depois de o conceito de “big data” ter se tornado parte do vocabulário corporativo, ainda são poucas as empresas que aproveitam os insights fornecidos pela análise estratégica de dados para tomar decisões. É o que atesta, por exemplo, a pesquisa da consultoria Gartner, intitulada “100 previsões para os dados e Analytics até 2024”. De acordo com o levantamento, embora cada vez mais dados e análises tornem-se o principal fator de estratégia para negócios, ainda é difícil, para muitos, desenvolver a capacidade de “pensar em dados”. No entanto, diz a pesquisa, as organizações que fornecem um catálogo de dados aumentado para dados tendem a obter um ROI três vezes mais rápido e, até 2022, a aumentar a qualidade dessas informações em até 60%, reduzindo custos operacionais.
O relatório da Harvard Business Review, baseado em consulta com mais de 800 pessoas, também reitera a relevância da análise de dados aos negócios: de acordo com a pesquisa, 86% dos entrevistados disseram que extrair novos valores e percepções de dados corporativos é "muito importante"; e 75% classificaram como "essencial" fornecer inteligência acionável para profissionais em toda a empresa.
“A cultura organizacional é, sem dúvida, uma das razões que explica a dificuldade de muitas empresas no desafio de gerar e interpretar dados. Não é fácil desenvolver uma cultura orientada a este processo. Mas a escolha das ferramentas e do momento certo para tornar o BI e o Analytics realmente parte do negócio também é um desafio importante”, diz Edgar Garcia, Diretor Comercial da UiPath para a América Latina. A UiPath é a organização líder global na automação de processos e tarefas repetitivas via o RPA (Robotic Process Automation), a partir do emprego de robôs digitais.
Segundo Garcia, a automação via RPA tem se mostrado um instrumento importante a este processo. “De modo geral, a UiPath, a partir da sua experiência no mercado, identifica cinco maneiras pelas quais ela, a automação, pode ajudar as empresas a tirar o máximo proveito do BI e da análise de dados gerados ou capturados pelo negócio”, diz Garcia.
Abaixo o executivo lista estes cinco caminhos, inerentes à jornada de uma empresa totalmente orientada a dados. Acompanhe:
Melhore a qualidade dos dados
O uso de dados ruins em modelos preditivos e analíticos pode levar à perda de confiança de seus consumidores de BI e ter um grande impacto financeiro nos negócios. De acordo com o artigo Smarter with Gartner, o impacto financeiro médio de dados de baixa qualidade na organização é estimado em cerca de US $ 15 milhões por ano. “Assim, organizar os dados é uma primeira etapa importante para identificar problemas de qualidade, antes de ingressarmos na análise. Existem estimativas que apontam que cientistas de dados gastam cerca de 80% de seu tempo preparando e gerenciando dados, deixando apenas 20% de seu tempo para análise”, diz Garcia.
E é aí que a automação entra. Segundo o executivo, automatizar a coleta, limpeza e o reparo de dados pode reduzir significativamente o tempo de preparação das informações. “A automação robótica de processos (RPA) oferece uma maneira rápida e confiável de extrair dados de vários sistemas, realizar verificações de qualidade iniciais e compilar dados em um único arquivo ou relatório, pronto para preparação e análise”, explica Garcia. “Além disso, a automação pode desempenhar um papel igualmente importante na melhoria da qualidade dos dados subjacentes, evitando erros introduzidos pela entrada manual de informações”, completa.
Analise os dados de qualquer sistema
Segundo a UiPath, com o RPA é possível estender significativamente o alcance de dados de ferramentas analíticas e de BI em sistemas legados, ambientes virtualizados e inclusive sistemas que não têm APIs. “A automação pode ajudar, por exemplo, se é preciso extrair e analisar informações bancárias básicas ou coletar dados de taxa de câmbio de um site em um formato que as ferramentas de análise possam entender”, diz Garcia.
Garantir a fluidez entre sistemas legados e aqueles digitais, mais novos, tem se mostrado um diferencial importante às empresas. “O RPA pode ajudar nisso. A plataforma de automação pode ser programada rapidamente para se comunicar com esses sistemas e extrair dados de um, validá-los e colocá-los em outro, com rapidez, eficiência e economia”.
Aja quando e onde você toma decisões
Transformar decisões em ações é a última etapa do pipeline de análise. É onde o trabalhador do conhecimento atua sobre a análise produzida na plataforma BI. Por isso é importante permitir aos profissionais a ação imediata, com base na análise de dados, ou insights.
Segundo a UiPath, as plataformas analíticas de ponta estão começando a incluir apelos à ação imediata com painéis analíticos relacionados, enquanto aproveitam as informações da ferramenta de BI para acionar processos de negócios downstream. E para casos de uso altamente estruturados e de baixo risco, a automação pode iniciar os processos de negócios downstream diretamente da plataforma analítica. Por exemplo: automatizar a tarefa diária de enviar e-mails de marketing para uma lista de clientes identificados pelo processo analítico regular.
Use dados de BI em automações complexas de negócios e processos de TI
Diferentemente da extração manual, com o RPA, a coleta de dados de BI pode ser automatizada rapidamente. Departamentos financeiros, por exemplo, podem relatar e agir sobre os pagamentos de faturas que atingem seus prazos máximos de pagamento. Usando as informações do relatório de BI baixado automaticamente, um robô RPA pode automatizar lembretes e escalonamentos para garantir que o pagamento seja feito dentro das condições apropriadas.
Processos de administração de TI, cujos ativos podem ser facilmente extraídos pelo RPA e usados para a realização da manutenção de TI, são potencialmente otimizados pela tecnologia. “A automação pode ajudar em tarefas desafiadoras, como consertar servidores críticos e aumentar ou diminuir os recursos de TI com base em análises de demanda em tempo real”, explica Garcia.
Democratize o BI por meio de relatórios automatizados
A automação pode ajudar na democratização da inteligência de dados, agilizando o compartilhamento e o consumo de insights sobre o negócio por toda a empresa. Imagine começar o dia com um resumo combinando relatórios e visualizações de dados de todos os diferentes lugares onde as informações podem estar armazenadas. “Esses insights de certo cobrirão mudanças inesperadas no comportamento do cliente, e a empresa poderá ganhar mais autonomia para agir e melhorar seus indicadores de desempenho”.
“Ao democratizar o BI por meio da automação, a empresa pode também liberar analistas de negócios e executivos das funções operacionais e alocá-los na tomada de decisões baseada no que os dados dizem”, completa Garcia
Sobre a UiPath: A UiPath tem como visão entregar uma empresa totalmente automatizada ™️, ou seja, viabilizar que a automação desbloqueie todo o potencial do negócio. A UiPath oferece uma plataforma de ponta a ponta para automação, combinando sua solução líder em Robotic Process Automation (RPA) com um conjunto completo de recursos, permitindo que cada organização dimensione suas operações em uma velocidade sem precedentes.