Receita começa a reter pneus comprados no exterior e transportados por viajantes como bagagem

Fonte: Último Segundo

Comentários: (0)




A partir desta segunda-feira não será mais permitida a entrada no país de pneus, de qualquer espécie, comprados no exterior e transportados por viajantes como bagagem.

A Receita Federal de Foz do Iguaçu advertiu que os viajantes que ingressarem no Brasil com pneus comprados no exterior terão os produtos retidos pela fiscalização aduaneira.

Segundo a legislação, os pneus têm de ser comprados no exterior pelo regime comum de importação, já que este tipo de mercadoria não se enquadra no conceito de bagagem.

A assessoria da Receita define como bagagem os objetos novos ou usados, destinados ao uso ou consumo pessoal do viajante, em compatibilidade com as circunstâncias da viagem.

A proibição da entrada de pneus como bagagem segue determinação prevista em Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que exige liberação Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a importação de pneus.

De acordo com o Ibama, para quatro pneus novos importados, os fabricantes e importadores devem se desfazer de cinco inservíveis, ou seja, é reponsabilidade deles dar destino aos pneus sem uso.

Palavras-chave: pneus

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/receita-comeca-a-reter-pneus-comprados-no-exterior-e-transportados-por-viajantes-como-bagagem

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid