Quanto mais armas, mais homicídios, afirma diretor do Ipea

Estatuto do Desarmamento proíbe cidadãos civis de terem porte de arma. Exceção é para casos em que a pessoa comprove estar sofrendo ameaça à vida

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (3)




O diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Daniel Ricardo Cerqueira afirmou há pouco que existe “praticamente um consenso" nos meios acadêmicos internacionais sobre a correlação positiva entre o número de armas de fogo e homicídios. “Quanto mais armas, mais homicídios”, resumiu.


Cerqueira liderou alguns estudos sobre o tema no Brasil e constatou que, em média, “a cada 1% a mais no número de armas de fogo em uma cidade, a taxa de homicídios chega a aumentar 2%”. Além disso, o aumento ou a diminuição do número de armas, segundo ele, não gera qualquer efeito sobre os crimes com motivação econômica. “Portanto, é uma lenda pensar que o cidadão com armas de fogo em casa vai dissuadir os criminosos” alertou.


Estatuto do Desarmamento


O diretor do Ipea participa de audiência pública sobre o impacto do Estatuto do Desarmamento na demanda por armas no Brasil. O encontro começou há pouco na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.


O Estatuto do Desarmamento, criado pela Lei 10.826/03, proíbe cidadãos civis de terem porte de arma. A exceção é para os casos em que a pessoa comprove estar sofrendo ameaça à vida. Mesmo assim, o porte pode ser cassado a qualquer momento se a pessoa com autorização andar armada e embriagada ou sob o efeito de drogas.

Palavras-chave: Ipea Armas Desarmamento Comprovação Risco Vida

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/quanto-mais-armas-mais-homicidios-afirma-diretor-do-ipea

3 Comentários

Antonio Carlos policial aposentado06/09/2013 0:37 Responder

O governo deve então manter força do exercito para impedir o contrabando de armas pela fronteira. No mais sabemos que os criminosos estão se armando cada vez mais, estando o civil a merce dos criminosos e do governo que nada faz para desarmar os criminosos. Creio que há interesse do governo em manter está situação, pois o desarmamento dos civis é plano do governo para dominá-lo totalmente. teoria do CAOS. está funcionando.

JORGE ANTUNES Advogado06/09/2013 13:25 Responder

A preocupação em desarmar os civis causa perplexidade. O Estado não cumpre o seu dever de defender e proteger o cidadão, não combate o tráfico de armas nas fronteiras, e quer tirar o direito do cidadão de se defender. São ridículos, falaciosos e andam de carro blindado.

Gilberto E. sua profissão08/09/2013 18:18 Responder

Sr. Daniel Cerqueira, eu pergunto: se um ou mais bandidos invadirem a sua residência para assaltá-lo, ameaçar matá-lo ou a sua família, estuprar sua mulher, filha ou qualquer outra pessoa que lá estiver, a sua estúpida conclusão a respeito de desarmar o cidadão de bem continuaria prevalecendo? Com esta sua ideia estapafúrdia o sr. já teve aqueles famosos 15 minutos de fama. Vá procurar o que fazer de útil dentro do IPEA!

Conheça os produtos da Jurid