Projeto revoga proibição de carros de passeio movidos a diesel

Projeto susta atos do Executivo que impedem a comercialização de veículos de passeio movidos a óleo diesel combustível

Fonte: Agência Câmara

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A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Decreto Legislativo 1413/13, do deputado Camilo Cola (PMDB-ES), que susta atos do Executivo que impedem a comercialização de veículos de passeio movidos a óleo diesel combustível. O texto susta a Portaria 23/94 do extinto Departamento Nacional de Combustíveis, e a Resolução 292/08, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


Cola ressalta que o óleo diesel move a maioria dos veículos comerciais do País, como ônibus e caminhões, mas não pode ser usado, desde a década de 1970, por carros de passeio. “Mais de 35 anos de vigência dessa política, vê-se seu esgotamento”, avalia.


A proibição foi instituída com o objetivo de viabilizar o subsídio ao transporte coletivo de passageiros e o de carga, para o governo praticar uma política de preços diferenciada entre o diesel e a gasolina. “Os motores do ciclo diesel hoje são mais econômicos e poluem bem menos que seus congêneres a gasolina”, diz Cola.


Segundo o deputado, na época, os motores movidos a diesel eram muito mais poluentes que seus equivalentes movidos a gasolina. No entanto, atualmente, afirma, eles emitem menos gases causadores do efeito estufa que os motores abastecidos com gasolina.


Para Cola, a política de preços subsidiados do óleo diesel perpetua a distorção de matriz de transportes, e a proibição do uso do diesel nos carros de passeio tem sido fator que retarda a massificação do uso do biodiesel. “Apenas com a demanda dos futuros milhões de motoristas, as montadoras investirão talentos e recursos em fazer o mesmo que foi feito com o etanol”, afirma.


Tramitação


A proposta será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois a matéria será encaminhada ao Plenário.

Palavras-chave: projeto decreto comercialização veículos

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1 Comentários

Robson Silva Consultor28/03/2014 21:06 Responder

O problema maior dessas liberações, está no fato de que, para produzir cada vez maior quantidade do díesel automotor, as refinarias produzem muito mais um subproduto valioso: a gasolina. Para manter os preços articulados pela Petrobrás e rede distribuidora, esse excesso é exportado para Bolívia, Argentina, Uruguai, Cuba e até para países africanos, por R$0,79 (setenta e nove centavos) o litro, em média.

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