Procuradorias comprovam que Inep não é responsável por declaração de proficiência com notas do Enem

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não é responsável por emitir declaração de proficiência a estudante com base em notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tese dos procuradores federais defendeu a atribuição de organizar e manter sistema de informações sobre educação e não a emissão de certificados de conclusão de estudos

Fonte: AGU

Comentários: (0)




Uma estudante ajuizou ação para que o Inep e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) fossem obrigados a emitir declaração parcial de proficiência de conclusão do ensino médio com base nas disciplinas em que foi aprovada no Enem.


Em defesa do Inep, os procuradores federais argumentaram que a autarquia tem, dentre suas atribuições, a tarefa de organizar o sistema de informações e estatísticas educacionais e, para tanto, realiza levantamentos e avaliações em todos os níveis e modalidades de ensino, dentre eles, o Enem.


Porém, a AGU destacou que não cabe ao Inep a emissão de nenhum tipo de certificado de conclusão de estudos, inclusive declaração de proficiência, que é de responsabilidade das Secretarias de Educação dos estados e dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia, a conforme prevê a Portaria nº 16/2011 do Ministério da Educação.


Assim, as unidades da AGU defenderam não haver qualquer ordem hierárquica entre a autarquia e os Institutos Federais de ensino e, portanto, não é possível o Inep agir nesse caso, seja na expedição de declaração à estudante ou no comando para que a IFG execute qualquer ordem.


A 9ª Vara da Seção Judiciária de Goiás acolheu a defesa das procuradorias da AGU e extinguiu o processo, sem resolução do mérito em relação ao Inep.

Palavras-chave: enem comprovação inep responsabilidade declaração proficiência

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/procuradorias-comprovam-que-inep-nao-e-responsavel-por-declaracao-de-proficiencia-com-notas-do-enem

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid