Procuradoria assegura validade de regras e procedimentos da Anvisa na análise de registro para produtos de saúde dental

A TDV exigiu na Justiça que o diretor-presidente da Anvisa aprovasse requerimento de autorização para fabricação de produto dental, antes da análise ser concluída.

Fonte: agu

Comentários: (0)




Produtos para saúde dental precisam de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem fabricados e comercialização. Esse argumento foi defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU) e acatado pela Justiça Federal de Brasília, no julgamento de ação ajuizada pela empresa TDV Dental.


A TDV exigiu na Justiça que o diretor-presidente da Anvisa aprovasse requerimento de autorização para fabricação de produto dental, antes da análise ser concluída. De acordo com a empresa, a autarquia não avaliou a solicitação de registro dentro do prazo de 90 dias, conforme definido na legislação.


A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal (PF) junto a Anvisa argumentaram que a demora na avaliação é causada pela necessidade de fazer uma análise detalhada de toda a documentação. As procuradorias esclareceram, ainda, que a fabricação e distribuição de produtos médicos devem ser rigorosamente fiscalizadas para que não ocorram danos à saúde dos consumidores.


A autarquia analisa os pedidos de registro em ordem cronológica, atendendo ao princípio da impessoalidade. Além disso, os procuradores destacaram que vários requerimentos administrativos da empresa já foram analisados e estão em fase final de tramitação, o que demonstra que a Anvisa está cumprindo com as suas atribuições.


A 8ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal concordou com a AGU e julgou improcedente a solicitação feita pela empresa. De acordo com a sentença, não houve abuso de autoridade causada pelo tempo decorrido para a análise do registro, principalmente, por se tratar de saúde pública, que envolve a necessidade de detalhar o produto.


A PRF 1ª Região e a PF/Anvisa são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

 

Palavras-chave: Saúde Dental Anvisa Regras Registro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/procuradoria-assegura-validade-de-regras-e-procedimentos-da-anvisa-na-analise-de-registro-para-produtos-de-saude-dental

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid